Por Jovens de Maria Em Comportamento Atualizada em 31 OUT 2018 - 11H06

Celular na escola: pode ou não pode?

Pode tirar o celular da mochila! Foi-se o tempo em que o uso de tecnologias era o grande vilão das salas de aula. Hoje, os smartphones e tabletes se tornaram grandes aliados no aprendizado. Isso porque com eles é possível absorver conhecimento de forma muito mais atrativa e didática, com simples toques na tela.

shutterstock
shutterstock

Apesar de representarem uma distração em potencial, existem muitos mecanismos que facilitam, aceleraram e inovam a forma de aprender. O coordenador de tecnologia educacional do Sistema de Ensino Poliedro, Oscar Strauss, explica que o uso de aplicativos e softwares contribui para que o estudante possa, por exemplo, gerenciar tarefas em grupos, aprender por games pedagógicos, resolver exercícios, entre outras atividades.

Na rede, diversos aplicativos têm como missão ensinar. É mais uma ferramenta para poder fisgar a atenção dos alunos. Diferentemente de uma aula convencional, em que apenas o professor é o principal emissor da mensagem, com o uso de tecnologias o estudante se torna ativo, tendo ele mesmo que buscar novos conhecimentos.

Mas, para abandonar a lousa e o giz é preciso estabelecer regras de uso dos aparelhos. Devem estar bem definidos entre escola, professores e alunos os momentos em que o uso dos celulares e tabletes são produtivos para o aprendizado.

Gostou da ideia? Separamos uma lista de aplicativos para te ajudar a estudar dentro e fora de sala de aula:  

# Stellarium

Sol

O aplicativo simula a abóbada celeste em tempo real. Com ele é possível observar estrelas, constelações, planetas, aglomerados, nebulosas, entre outros corpos celestes.

# Babbel

Idiomas (Foto:Shutterstock)

Há diversos cursos que são divididos em áreas temáticas e oferecem inúmeros exercícios de inglês: cursos para principiantes e intermediários, gramática, treino de verbos, trava-línguas, frases e muito mais.

# Fórmulas Free

Lousa (Foto:Shutterstock)

Disponível em diversas línguas, fornece todas as fórmulas matemáticas básicas. Muito útil para todos os alunos na escola secundária ou universidade, assim como engenheiros que procurem fórmulas, fáceis ou complicadas.

# Acentuando

letras  (Foto:Shutterstock)

Ele é formado por questões objetivas sobre cada tipo de acento da Língua Portuguesa: agudo, circunflexo e grave (crase). 

# Os presidentes do Brasil

Palácio do Planalto (Foto:Shutterstock)

Neste aplicativo você encontrará informações dos presidentes do Brasil, podendo avaliar seus conhecimentos através de um quiz.

 

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...