Por Valquíria Vieira Em Igreja

Entrevista: Dom Edson Oriolo fala dos desafios da gestão eclesial

O bispo auxiliar na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), Dom Edson Oriolo conversou com o A12.com sobre os desafios da gestão eclesial.

O bispo que é mestre em filosofia social, especialista em marketing e pós-graduado em gestão estratégica de pessoas, apontou a mudança rápida de gerações como grande desafio da gestão eclesial.

:: Papa convida fiéis para “uma nova etapa evangelizadora” na Evangelii gaudium
:: Padre Joãozinho fala do uso das novas tecnologias no trabalho da Igreja

dom_edson_oriolo_conage“Nós temos dois desafios muitos sérios que estamos vivendo hoje, primeiro o conflito de gerações. Antigamente era de 25 em 25 anos que mudava essa geração, agora com 10 até 5 anos temos essa mudança, então isso é um grande desafio para nossa Igreja. Como entender uma criança que vive com realidades virtuais que tem o mundo nos seus dedos e conviver com uma pessoa que tem uma mentalidade mais disciplinada?”, colocou.

Além do conflito de gerações Dom Edson explicou o desafio da violência neuronal.

“Com o conflito de gerações estamos vivendo o problema da violência neuronal. Somos induzidos a tudo rápido, a eficiência, a rendimento, a uma agenda complexa. Essa é a realidade das pessoas, o cenário da sociedade hoje e a Igreja tem um a preocupação com a evangelização”, falou.

 

"Somos induzidos a tudo rápido, a eficiência, a rendimento, a uma agenda complexa. Essa é a realidade das pessoas, o cenário da sociedade hoje e a Igreja tem um a preocupação com a evangelização".

A partir do pensamento do Papa Francisco Dom Edson fala como de como a superar os desafios da gestão eclesial.

“O Papa Francisco fala de uma Igreja em saída, eu acredito em uma paróquia irresistível, como a dos primeiros cristãos. A paróquia irresistível significa aquela que atrai, que fascina e que faz com que a pessoa possa participar, então essa a maneira de exercer o ministério, seja hierárquico ou não hierárquico, é fazer das nossas paróquias e comunidades, uma paróquia irresistível, que possa trazer fascínio para as pessoas fazer a experiência cristã”,

Dom Edson aponta os estudos em gestão como uma ferramenta para a missão da Igreja.

 

"...cada vez mais nessa logística do papa Francisco: a Igreja é missão, é esse sair, não é as pessoas vir à igreja, mas a Igreja ir às pessoas".

“Estudar, entender sobre gestão é uma maneira de oxigenar a nossa missão [...] aprender ferramentas para evangelizar cada vez mais, entrando cada vez mais nessa logística do papa Francisco: a Igreja é missão, é esse sair, não é as pessoas vir à igreja, mas a Igreja ir às pessoas”, concluiu.

O tema “As novas tendências de gestão eclesial e seus desafios: características e exemplos” foi abordado por Dom Edson em uma palestra durante o CONAGE 2016 em Aparecida (SP).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...