Prepare-se: o Terço das Mulheres está chegando!

Dias:
:
Horas:
:
Min:
:
Seg:
Notícias

Veja os dois primeiros relatórios finais do Sínodo

Relatórios Finais dos Grupos de Estudo do Sínodo começam a ser publicados

Escrito por Redação A12

06 MAR 2026 - 17H04 (Atualizada em 06 MAR 2026 - 17H35)

Nathalia Oliveira - A12

Na última terça-feira (03), a Secretaria Geral do Sínodo publicou os dois primeiros Relatórios Finais dos Grupos de Estudo instituídos pelo Papa Francisco após a Primeira Sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

Os grupos foram: Grupo de Estudo nº3 que trata sobre “A missão no ambiente digital” e do Grupo de Estudo nº4, sobre “A revisão da Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis (Diretrizes Fundamentais para a Formação Sacerdotal) numa perspectiva sinodal missionária”.

O Papa Leão XIV determinou que os Relatórios Finais deveriam ser públicos para que todo o Povo de Deus pudesse conhecer o resultado das reflexões e discernimento feitos. Assim, ele reforça uma das marcas importantes de uma Igreja sinodal: ser transparente e prestar contas.

"Além do valor do conteúdo, esses Relatórios testemunham uma experiência do caminho percorrido junto com os Dicastérios. Não é a primeira vez que os Dicastérios colaboram em um projeto comum, mas aqui há algo mais: um autêntico exercício de escuta, reflexão e discernimento compartilhado. É a sinodalidade posta em prática, não uma simples colaboração burocrática”, afirmou o cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo.

“A missão no ambiente digital”

O Relatório trata de uma questão importante discutida na XVI Assembleia: como a Igreja pode viver sua missão em uma cultura cada vez mais influenciada pelo mundo digital. Para isso, o Grupo de Estudo ouviu agentes pastorais, especialistas e diferentes realidades da Igreja em todos os continentes, reunindo experiências, analisando desafios e criando recomendações práticas.

Entre os principais temas estão: a necessidade de integrar a missão digital na estrutura normal da Igreja; a revisão do conceito de jurisdição territorial considerando as comunidades on-line; e a formação de padres e agentes pastorais para lidar com a cultura digital.

O documento termina com propostas concretas organizadas em três níveis: Santa Sé, Conferências Episcopais e dioceses, além disso apresenta também a metodologia usada e as realidades consultadas.

Diretrizes Fundamentais para a Formação Sacerdotal

O Grupo de Estudo nº 4 decidiu não revisar a Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis (2016), explicando que ela ainda é válida em seus princípios fundamentais. E optou por criar uma “Proposta de Documento Orientativo”, dividida em duas partes, para ajudar na implementação desse documento dentro de uma visão missionária e sinodal, seguindo as indicações do Documento Final da XVI Assembleia.

A primeira parte, o Preâmbulo, apresenta uma visão geral eclesial e pastoral e destaca várias conversões necessárias na formação sacerdotal: conversão relacional, missionária, à comunhão, ao serviço e ao estilo sinodal. O ponto central é que a identidade do presbítero se forma “no e a partir do” Povo de Deus, e não separada dele.

A segunda parte traz as linhas-guia, que transformam essas ideias em ações práticas. Entre as propostas mais importantes estão: alternar períodos no seminário com períodos vivendo em comunidades paroquiais ou outros ambientes eclesiais; promover experiências e momentos formativos compartilhados com leigos, consagrados e ministros ordenados desde a fase inicial; incluir mulheres qualificadas como corresponsáveis em todos os níveis da formação, inclusive na equipe formativa; e desenvolver habilidades para a corresponsabilidade e o discernimento comunitário. Por fim, o Grupo apresenta um plano para divulgar e colocar em prática essas propostas.

O cardeal Grech também destacou que:

“Os relatórios finais devem ser entendidos como documentos de trabalho, um ponto de partida e não de chegada. Mas, mesmo sendo documentos de trabalho, já contêm indicações preciosas, como demonstram os Relatórios dos Grupos nº3 e nº4, nas quais as Igrejas locais e as diferentes realidades eclesiais podem inspirar-se desde já. Este é o espírito da sinodalidade: um caminho que não se detém, no qual cada etapa já é geradora. Cabe agora à Secretaria Geral do Sínodo, juntamente com os Dicastérios competentes, traduzir o que emergiu nos Relatórios em propostas operacionais para toda a Igreja, a serem entregues ao Santo Padre.”

Os relatórios

Os relatórios finais são publicados em inglês e italiano, com indicação da língua original e da tradução de trabalho. Inclui também uma síntese em vários idiomas, para auxiliar a consulta.

No relatório sobre “A missão no ambiente digital”, é incluída uma nota da Secretaria Geral que “ilustra a origem e o mandato dos Grupos de Estudo, a natureza dos Relatórios e o seguimento operacional previsto.”

Entre os próximos passos, estão a publicação dos relatórios e a dissolução dos grupos após a apresentação dos relatórios.

Os Relatórios Finais, as sínteses e a Nota da Secretaria Geral estão disponíveis no site www.synod.va

:: Percorra o caminho sinodal acessando a página a12.com/sinodalidade

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...