Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Por Redação A12 Em Igreja

Lançamento na Bienal de Alagoas conta história de Dom Antônio Brandão

Um livro contando a trajetória do primeiro bispo de Alagoas, dom Antônio Manuel de Castilho Brandão, será lançado hoje (28) na VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em Maceió (AL). A cerimônia acontece às 19h, no Café Literário Cantinho das Ideias no Centro de Convenções Ruth Cardoso.

'Presença da Igreja Católica em Alagoas: o primeiro bispo e a nova diocese' é o nome da publicação do padre Márcio Manuel Machado Nunes, da Arquidiocese de Maceió, editado pela Edufal – Editora da Universidade Federal de Alagoas.

Segundo o autor, a publicação pretendia dar destaque a detalhes pouco conhecidos da história do bispo e da Igreja Católica em Alagoas. 

"A História Eclesiástica do Estado é, ainda, uma preciosa e exótica floresta que, se retirando raras e corajosas exceções, tem sido pouco explorada. Os historiadores e pesquisadores que se decidem a tal intento devem, consideravelmente, levar a cabo uma árdua tarefa que é iniciada desde os primeiros passos, ao se buscar fontes e documentos históricos seguros nos arquivos (que mereciam ser mais assistidos) até se chegar ao término da sempre inacabada exploração, noutras palavras, até a publicação. Esta pesquisa apresenta dois eventos marcantes para a historiografia eclesiástica de Alagoas, a saber: algumas décadas depois da  separação de Pernambuco, a ‘Terra dos Marechais’ ganhava uma Diocese própria e um Bispo genuinamente alagoano”, destacou o autor. 

Foto: arquivo metropolitano. 

Dom Antônio Manuel de Castilho Brandão,

primeiro bispo da Diocese de Alagoas,

que depois tornou-se Diocese de Maceió. 

O prefácio do livro foi escrito pelo professor Álvaro Queiroz, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e historiador eclesiástico em Alagoas. Para o professor, “a presente obra é fruto do labor intelectual de um apaixonado pela história, máxime pela história da Igreja nas Alagoas. Este trabalho vem juntar-se a outros de mesmo gênero, os quais pretendem desvendar um pouco mais a respeito dos fatos concernentes ao passado religioso de nossa terra”, frisou. 

Padre Márcio Manuel, é formado em Filosofia, possui especialização em Docência do Ensino Superior, e trabalha como vigário paroquial na Paróquia Divino Espírito Santo, na capital, além de ser técnico em assuntos educacionais no curso de mestrado de Psicologia da Ufal.

O primeiro bispo da então, Diocese de Alagoas, que depois tornou-se Diocese de Maceió, foi quem solicitou ao Papa Leão XIII para ser transferido para a diocese alagoana. Pedido que foi aceito no dia 22 de junho de 1901. Ali permaneceu até sua morte, a 15 de março de 1910 aos sessenta anos de idade. Dos relatos de sua dedicação ao povo alagoano, a compra de uma fazenda, com recursos da própria família, para a construção do Seminário Nossa Senhora da Assunção no alto do Jacutinga. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...