Notícias

Saber expressar gratidão

Escrito por Redentoristas

23 NOV 2023 - 10H20 (Atualizada em 23 NOV 2023 - 12H24)

shutterstock

“Ação de graças” e “gratidão” fazem parte dos sentimentos e atitudes mais nobres cultivados ao longo de toda a história da humanidade. São também sentimentos e atitudes centrais, presentes na orientação básica de todas as religiões.

Quem ainda não fez a experiência de sentir-se grato por alguma coisa? 

Encontramos relatos de comemorações e festas expressando a alegria e a gratidão pelas colheitas, desde os povos mais antigos. Na época medieval, eram organizados festivais da colheita. Porém, o Dia de Ação de Graças, propriamente dito, nasceu nos Estados Unidos.

Um grupo de ingleses, fugindo de perseguição religiosa, estabeleceu-se nos Estados Unidos, no atual estado de Massachusetts. Passaram por muitas dificuldades, pela escassez de recursos e desconhecimento da nova realidade. Aprenderam com os nativos a cultivar a terra, especialmente o cultivo do milho. Em 1621 fizeram a primeira colheita, e foi abundante. Reuniram-se para agradecer a Deus por esta colheita.

Leia MaisAção de Graças: celebrar e ser grato a Deus Essa celebração se tornou costume e foi se ampliando, até ser proclamado o Dia Nacional de Ação de Graças pelo presidente americano George Washington. É celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro.

Também no Brasil, desde 1949, foi instituído o Dia de Ação de Graças. A lei foi regulamentada em 1965 pelo presidente Castelo Branco, e se celebra também na quarta quinta-feira de novembro.

O Thanksgiving Day é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos. É uma festa familiar e lá se preserva a tradição de preparar comidas similares às que aqueles primeiros colonos tinham disponíveis: peru (consumido por cerca de 90% de americanos), purê de batatas, milho cozido, torta de maçã, etc. 

Entre nós, o Dia de Ação de Graças é uma celebração mais comunitária, religiosa ou não, e não se refere somente à colheita dos frutos da terra, mas é uma expressão de gratidão por todas as conquistas obtidas durante o ano. Como missionários, agradecemos a Deus as vitórias e até mesmo fracassos, já sabendo que: “Deus nunca deixa faltar a sua graça aos que nele confiam”.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...