Neste dia 27 de novembro, celebramos o “Dia de Ação de Graças”. Um dia para render graças a Deus por tudo o que acontece em nossa vida. O salmista nos ensina: “Daí graças porque Ele é bom; pois eterno é o seu amor”. (Sl 117,1)
Na Santa Missa, uma das orações eucarísticas diz: “Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-Vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, criador do mundo e fonte de vida” (Or. E. VI).
Recebemos tudo de Deus: a vida, o alimento, o ar que respiramos, as bênçãos, os bons acontecimentos e os livramentos, tudo é presente e dádiva do Senhor. Ser grato é celebrar e honrar tudo o que somos, tudo o que temos e o privilégio de sermos filhos de Deus.
Significado da data
A data de hoje diz respeito a um dia festivo, de comemoração e de orações pelas bênçãos recebidas durante todo o ano. A festa teve origem, no ano de 1621, quando um grupo de pessoas se juntou para agradecer pela colheita daquele ano que tinha sido farta, mesmo vindo de um inverno rigoroso. Desde então, criou-se o costume de se reunirem, todos os anos, para agradecer com festas pelas boas colheitas.
Esse dia é celebrado, principalmente, nos Estados Unidos, onde é feriado; e lá esse dia é conhecido como “Thanksgiving Day”.
No Brasil, durante o governo do presidente Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou uma lei que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças. Porém, em 1966, o presidente Castelo Branco mudou a data para a quarta quinta-feira do mês de novembro, para coincidir com a celebração no resto do mundo.
Você tem algo a agradecer?
Como cristãos, a gratidão deve ser parte de nossa vida, da nossa fé. Quanto mais agradecermos a Deus pelas graças e dons que d’Ele recebemos, mais receberemos essas bênçãos.
Aproveite hoje para refletir e agradecer a Deus por sua vida, por seu trabalho, família, alimento, moradia e muitos outros motivos para ser grato. Mas lembre-se, essa atitude deve ser vivida todos os dias. Agradecer em terra para colher no céu.
Reze a Oração da Gratidão
A arte de desacelerar no mês mais acelerado do ano
A psicóloga Zélia Santana reforça que, em meio ao ritmo de dezembro, desacelerar é um ato de cuidado que devolve presença, organização interna e leveza.
Serviço, Cuidado e Inclusão: A Missão do CAS São Clemente
Fortalecendo vínculos e promovendo cidadania, o CAS São Clemente transforma vidas por meio do cuidado, da convivência e da inclusão social.
Síndrome do impostor impacta carreira de muitos profissionais
A síndrome do impostor pode limitar carreiras, mas desenvolver autoconfiança é o primeiro passo para crescer profissionalmente.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.