Por Redação A12 Em Redentoristas

Morre, aos 84 anos, o missionário redentorista Dom Alfredo Novak

Dom Alfredo Ernest NovakFaleceu na madrugada desta quinta-feira, 04, o bispo emérito de Paranaguá (PR), Dom Alfredo Ernest Novak, C.Ss.R. Ele foi o segundo bispo de Paranaguá, tendo como lema “Enviou-me a proclamar a Boa Nova”. 

Missionário Redentorista, Dom Alfredo nasceu em Dwight, Nebraska, nos Estados Unidos, no dia 02 de junho de 1930, filho de Frank Novak e Mary Tomes. Fez seus estudos nos seminários redentoristas e foi ordenado padre no dia 02 de junho de 1956. 

Depois de ordenado, foi enviado para o Brasil para atuar como missionário na Amazônia, permanecendo na região até 1968. Fixando-se definitivamente no país, Dom Alfredo teve intensa atuação nas atividades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde exerceu as funções de assessor do Setor de Meios de Comunicação Social e secretário executivo da Campanha da Fraternidade (CF), no período de 1968 a 1979.

Sua nomeação para o episcopado ocorreu em 28 de abril de 1979, por decisão do papa João Paulo II, sendo designado bispo auxiliar da região Lapa de São Paulo. 

Foto de: Regional Sul 2. 

Dom Alfredo na procissão de Nossa Senhora do Rocio.

Dom Alfredo participa de procissão na Festa de Nossa Senhora do Rocio. 

 

Atuação na Diocese de Paranaguá

Dom Alfredo motivou a construção do Seminário Senhora do Rocio em Campina Grande do Sul (PR). Incentivou profundamente a devoção a Nossa Senhora do Rosário do Rocio, levando sua imagem a todas as paróquias do Paraná, passando pelos 399 municípios paranaenses durante três anos, preparando o Jubileu do Novo Milênio no ano 2000.

Em 15 de novembro de 1999, na festa anual de Nossa Senhora do Rocio, reuniu em Paranaguá cinquenta mil devotos, com a presença de todos os Bispos do Paraná. 

Em seu ministério episcopal criou novas paróquias em Paranaguá, Pontal do Sul e Campina Grande do Sul. Levou diversas congregações femininas para a Diocese. Ordenou diversos padres diocesanos. Declarou a igreja de Nossa Senhora do Rocio como Santuário Diocesano, e, os Bispos a declararam Santuário Estadual, em 2004.

Em nota o Regional Sul 2 da CNBB destacou o frutuoso ministério de Dom Alfredo para a Igreja do Paraná. 

"O Regional Sul 2 louva a Deus pela vida deste grande bispo. Dom Alfredo foi um pastor solícito, zeloso do rebanho que a Igreja lhe confiou. A Igreja paranaense agradece Dom Alfredo pela sua vida doada nessas terras e pede a Nossa Senhora do Rocio, Rainha e padroeira do Paraná que o acolha no Céu, junto de Deus e de todos os santos". 

Velório

O corpo do bispo está sendo velado no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Campina Grande do Sul (PR). A noite, será transladado para a cidade de Paranaguá, para homenagens no Santuário de Nossa Senhora do Rocio, com missa de corpo presente, por volta das 22h. Durante a noite segue o velório e às 6h, após uma segunda missa, o corpo será transladado para a Catedral Nossa Senhora do Rosário, onde será velado durante todo o dia. No final da tarde, às 16h, o bispo diocesano de Paranaguá, Dom João Alves dos Santos, preside a missa e em seguida o sepultamento. 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...