Por Frei Rinaldo, osm Em Igreja

Saúde e Fé: ‘Saiba mais sobre a Osteopenia’

Queridos internautas

Deus o abençoe com muita saúde física e espiritual.

Foto de: reprodução

Osteopenia médico

Osteopenia: diminuição dos elementos que sustentam
o osso, ou seja, o cálcio e o fósforo.

Hoje vamos falar sobre OSTEOPENIA. Entendendo a palavra: Osteo (osso) Penia (diminuição). Osteopenia é, portanto, a diminuição dos elementos que sustentam o osso, ou seja, o cálcio e o fósforo.

Os ossos do nosso corpo possuem uma massa, um volume, uma solidez que dão sustentação e resistência. Quando há uma perda de 10 a 25% dessa massa, dessa “resistência” natural, surge a osteopenia.

Se o índice for superior a esse percentual a doença já é osteoporose. Há uma sutil diferença entre essas duas realidades. Enquanto a Osteopenia é um alerta que o corpo (osso) está dizendo que precisa de tratamento urgente; a osteoporose já é um quadro avançado onde já houve essa perda óssea e, portanto, os ossos estão mais frágeis ocorrendo fraturas e outras complicações.

A osteopenia tem cura e é praticamente de graça: consumir alimentos ricos em cálcio, exposição solar (vitamina D), exercícios físicos, fisioterapia e alguns medicamentos quando necessários. Muita gente pergunta sobre as possíveis causas.

Estudos revelam que: idade avançada; alimentação pobre em ferro, cálcio, fósforo; sedentarismo; alterações no ciclo menstrual... colaboram para o surgimento da doença.

O exame que vai determinar se o osso teve ou não uma perda na sua massa óssea é a  densitometria óssea, em alguns casos, pede-se também a tomografia computadorizada.

Para quem sofre dessa doença, é aconselhável consumir alimentos ricos em cálcio (leite, suplementos e cápsulas de cálcio), perder peso, evitar o consumo de álcool e fumo, evitar o uso contínuo e prolongado de corticoides, diminuir a ingestão de café, procurar fazer alguma atividade física e dedicar um tempinho por dia para estar no sol que vai estimular a retenção da vitamina D tão útil para quem tem “ossos fracos”.

Infelizmente a osteopenia não apresenta sintoma definido.  Ela vai aparecendo aos poucos e deixando os ossos cada vez mais fracos. Por isso que é tão importante a prevenção. A medicina mostra que as mulheres tendem a sofrer mais dessa doença. Portanto, todo cuidado é bom.

Deus os abençoe e cuidem-se bastante para uma vida longa e saudável pela frente com ossos fortes e resistentes. O verão chegou e você precisa de boa saúde para suas caminhadas. Aproveite o sol, ele faz bem para sua saúde. Saiba escolher bons horários para obter boa quantidade de vitamina D.

Com carinho e bênçãos

Colunista - Frei Rinaldo

 

Escrito por
FREI RINALDO-40 (Juan Ribeiro )
Frei Rinaldo, osm

Religioso da Ordem dos Servos de Maria (OSM)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...