Por Allan Ribeiro Em Notícias

Romaria mantém acesa a chama das Santas Missões

Romaria das Santas Missões

*Foto: Arquivo JS

A Casa da Mãe Aparecida recebe, dia 19 de novembro, a 26ª edição da Romaria dos Coordenadores e Auxiliares das Santas Missões Redentoristas. O encontro reunirá representantes das cidades que receberam a ação missionária Redentorista nos últimos 10 anos. A celebração no Santuário Nacional deve reunir de 3 a 5 mil participantes. É um momento de reencontro das comunidades com missionários e missionárias para confraternizar e agradecer o dom da vocação.

Inspirado na bula de proclamação do Ano da Misericórdia designada por Papa Francisco, Misericordiae Vultus, a edição deste ano traz como tema No Setor Missionário, viver a misericórdia, e como lema Sede, pois misericordiosos, como o Pai do céu é misericordioso. A escolha deste ano faz sintonia com a missão dos Redentoristas em anunciar a redenção, a misericórdia e a conversão.

:: Ação missionária anima comunidades pelo Brasil

:: Saiba mais sobre as Santas Missões Redentoristas

A programação tem início logo pela manhã, às 6h, com a acolhida as romarias em frente ao Santuário. Às 9h acontece a missa solene, transmitida pela Rede Aparecida. Após a celebração, os participantes são convidados para um momento de aprofundamento do tema, com padre Domingos Sávio, C.Ss.R., no auditório Noé Sotillo, no subsolo da Basílica.

O coordenador da Romaria, padre Ivair Luiz, C.Ss.R., explica que a romaria é uma forma de reavivar nos corações a essência das Santas Missões. Ele lembra que, na quarta fase das missões, os coordenadores e os auxiliares são preparados para dar continuidade à missão depois da partida dos missionários. Como as paróquias e comunidades foram divididas em setores missionários e em grupos de famílias, cabe a esses missionários leigos, coordenadores e auxiliares, manter a missão de evangelização com ardor, entusiasmo e, acima de tudo zelando pelo setor missionário.

“Por isso procuramos reavivar [na romaria] esta chama, fortalecendo-os com formação, oração e celebração, mostrando-lhes o quão são importantes no trabalho apostólico com seus párocos. É preciso continuar vivendo e crescendo em comunidade, unidos em Cristo e com a Mãe da perseverança, a Virgem Santíssima”, expressa. 

Ação missionária 

Há quase 120 anos as Santas Missões Populares Redentoristas têm feito chegar a diversas localidades o amor e a constante misericórdia de Deus. O trabalho dura cerca de quatro meses, mas deixa para a comunidade local o anseio de perpetuar a missão. Uma experiência pastoral intensa, que usa da evangelização vivencial para anunciar a Cristo.

As Missões têm como objetivo principal evangelizar grupos pastoralmente mais abandonadas, respondendo às urgências pastorais da Igreja no Brasil. Esse esforço é dirigido tanto à comunidade de modo geral, quanto a cada um em particular. E, toda ação toma como base a palavra de Jesus: Convertei-vos e crede no Evangelho (Mc 1,15).

O pároco que desejar a realização das Santas Missões Populares Redentoristas em sua paróquia deve fazer o pedido por escrito ao Conselho Missionário. O pedido será analisado atenciosamente na reunião missionária e, sendo aceito, entrará na lista dos pedidos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Allan Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...