Notícias

A nossa caminhada na Jornada Bíblica!

Escrito por Romulo Barros

10 MAR 2022 - 11H45 (Atualizada em 22 MAR 2022 - 15H23)

Thiago Leon

Quando a proposta da obra da fachada chegou até nós, não imaginávamos quão grande esse projeto se tornaria. Não pelo tamanho da obra apenas, mas pela dimensão evangelizadora que ele teria com o passar dos anos.

Estávamos em 2018, trabalhando a comunicação do Caminho do Rosário, quando chegou para nós o pedido para que pensássemos em um projeto que divulgasse a obra das fachadas do Santuário e ao mesmo tempo fosse uma proposta catequética para que os devotos pudessem se aproximar cada vez mais da Palavra de Deus. Nunca tínhamos feito algo desse tamanho. É um projeto 4 vezes maior que o da Cúpula Central. Mas sabíamos que precisávamos envolver todos... o Santuário, seus departamentos e os devotos, principalmente.

Em alguns encontros com muitos departamentos conseguimos pensar e desenvolver muitas ideias, que a partir dali começamos a colocar em prática. Na preparação desses encontros nasceu o nome Jornada Bíblica, e com o passar dos meses demos corpo ao que seria essa nossa caminhada catequética de fé e vida, de encontro com Deus e com sua Palavra.

E foi com essa força missionária de evangelização impulsionada por vocês, devotos, que começamos o ano de 2019 com entusiasmo ao apresentar a Jornada Bíblica para todos os devotos e incluí-los nessa missão especial.

A Jornada Bíblica é obra, mas também é uma proposta de nos revestirmos da Palavra de Deus. E assim, a cada fachada revestida com mosaicos, seremos nós levados a nos aprofundarmos nos momentos fundantes da nossa fé.

Cada uma das faces receberá um tema – a norte: cenas do Livro do Êxodo – a sul: cenas da Páscoa de Cristo – a leste: cenas da criação – a oeste: cenas do livro do Apocalipse.

Esse processo ainda levará alguns anos para ser concluído, pois necessita que algumas etapas, como montagem dos andaimes, preparação das paredes, aconteçam em cada uma das fachadas e uma por vez, e, enquanto essas etapas acontecem aqui no Brasil, lá na Itália a equipe de mosaicistas segue preparando as peças de cada cena montadas a partir dos desenhos em tamanho real que o Padre Rupnik faz.

Depois de enviado esse material para o Brasil, chega a fase de revestimento aqui em cada uma das fachadas. E assim será, repetindo esse processo ainda por mais 3 vezes, após a conclusão da primeira etapa que é a fachada norte.

:: Saiba mais sobre a Jornada Bíblica ::

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Romulo Barros, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.