A convivência entre gerações e a transmissão da fé

Muitos falam das dificuldades da convivência entre gerações. Ouvimos essa afirmação sobre a relação entre avós e netos, mas também, cada vez mais, observamos dificuldades entre pais e seus filhos adolescentes ou jovens.
O que será que podemos destacar? Será que o celular e os jovens constantemente conectados com amigos, jogos e outras peculiaridades típicas não ampliam essa dificuldade?
O ano da Família, instituído pelo Papa Francisco, alertou-nos que a família é espaço vital para a formação de bons cristãos, para o desenvolvimento da fé. Os avós são guardiões de memórias da fé e precisam ter “espaço” para transferirem esses conhecimentos.
As lições ensinadas, que passam de geração a geração, são importantes para que os jovens aprendam que o mundo não é “descartável”, que a construção do que se tem foi plantada com o suor de muitos. Não comeríamos jabuticabas se pessoas, um tempo atrás, não as tivessem plantado e cultivado.
É compreensível que jovens queiram conviver com amigos e que isso tem relevância.
Mas como sua família se organiza para dar espaço e valor para a convivência entre as gerações? Que tal estabelecerem acordos para que a convivência seja garantida sem que o celular tome todo espaço na visita aos avós?
Lembrem-se de que educar é também orientar para o certo, mesmo que a criança ou jovem fique contrariado. São coisas da vida! Mas, o respeito aos idosos e o valor da aprendizagem são inegociáveis.
Acesse a versão digital da Revista de Aparecida!

JMJ: Uma viagem repleta de aprendizados
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é mais do que uma experiência, é um convite para transformar sua vida e de quem está ao seu redor.

Ao responder “sim” a Deus, a Família dos Devotos evangeliza, transforma e cuida da Casa da Mãe Aparecida
Nossa gratidão e carinho por sua especial generosidade para com as obras do Santuário. Construímos gente porque você acredita no trabalho social da Família dos Devotos.

A missão de cuidar do Santuário Nacional
Junto com os devotos de Nossa Senhora, os Missionários Redentoristas cuidam do Santuário Nacional e das obras da Casa da Mãe Aparecida.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.