Revista de Aparecida

Adultização e a necessária atenção da família

Escrito por Raquel de Godoy Retz

31 OUT 2025 - 07H00

Arquivo pessoal

“Adultização infantil” é um termo que está sendo muito utilizado nas mídias e que merece ser compreendido melhor. Esse termo refere-se ao processo no qual uma criança é tratada como adulto e que sofre consequências. Esse processo acontece de diversas formas, como pela cobrança de comportamentos, responsabilidades fora da fase etária, pela exposição do menor às situações próprias para adultos.

A adultização infantil pode causar na criança ansiedade, culpa, baixa autoestima e dificuldade no desenvolvimento emocional, além de fazê-la perder a vivência saudável da infância.

Por isso, é importante que pais e avós estejam atentos a pequenas atitudes do dia a dia. Alguns exemplos podem ajudar a entender esse processo. Devemos ter cuidado para: não expor a criança em discussões familiares para que ela não tenha compreensões parciais e errôneas; não expor a vídeos e conteúdos fora da idade apropriada; não cobrar responsabilidades além do desenvolvimento cognitivo - como a criança cuidar de um irmãozinho; não vestir ou maquiar a criança como adulto criando expectativas comportamentais equivocadas.

Cuidar da infância é permitir que cada fase seja vivida no seu tempo, com acolhimento, brincadeira e proteção, garantindo que a criança cresça de forma saudável e segura.

Evitar a adultização não significa retardar o amadurecimento da criança, mas sim respeitar cada fase na vida oferecendo ambiente seguro e saudável para que ela cresça de forma natural sem potencializar culpas, erros e ansiedades desnecessárias.

O Santuário Nacional oferece para as famílias materiais educativos e evangelizadores para cada fase da vida. Conheça mais o Projeto Devotos Mirins e Jovens de Maria (para adolescentes e jovens). Acesse e aproveite esse material.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Raquel de Godoy Retz, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...