Revista de Aparecida

Advento: de Esperança em Esperança

Para Jesus, esperar é esperançar: ajudar a esperança acontecer

Escrito por Pe. Márcio Fabri dos Anjos, C.Ss.R.

01 DEZ 2023 - 00H05 (Atualizada em 01 DEZ 2023 - 14H55)

Thiago Leon

Advento quer dizer algo que “está quase acontecendo”Em outros termos é “uma esperança perto de se realizar”. Em geral o advento se refere ao nascimento de Jesus, realizando a longa esperança do Povo de Deus pelo Salvador. Mas Jesus vem e ensina um caminho de salvação recusado por muitos; é perseguido, preso e crucificado como um criminoso.

Leia MaisO que o tempo do Advento representa?Então morre, ressuscita e sobe aos céus. E os discípulos ficam perplexos olhando para o céu, talvez pensando: “e agora...? nossa esperança furou...”

Mas o Evangelho diz que duas figuras de branco (símbolo do divino) avisam aos discípulos que não fiquem olhando para cima, pois do mesmo modo como Ele subiu, Ele também virá! (At 1,6-11). No fundo está dizendo que a esperança não acabou, mas que o Salvador veio nos ensinar a Esperar.

Aprender a esperar? Sim, esperar é da natureza humana e fundamental na fé cristã: Jesus recusa a figura de um messias que resolve todos os problemas, e vem como Mestre que ensina a resolvê-los. Com suas palavras e com sua própria vida ensina que o caminho de superação dos problemas da Humanidade passa por nós próprios e pela organização de nossas famílias, comunidades e sociedade. Para Jesus, a esperança cristã não é aguardar acontecer, mas contribuir para que ela se realize. Jesus é Mestre da Esperança.

Por isso a Quaresma tem um toque forte de esperança ativa: lembra os quarenta anos que o Povo de Deus viveu no deserto aprendendo a "co-dividir" os poucos recursos e as carências. João Batista abre o tempo quaresmal convocando a “aplainar os caminhos do Senhor”, os altos privilégios que chocam com enormes desigualdades entre nós no mundo.

Esse clima de esperança ativa da Quaresma começa por mudar a nossa própria postura na vida, calibrando nossos interesses, atitudes e ações. E leva a esperançar em comunidade e nas relações sociais. Assim, o Natal e a Páscoa mostram duas faces da esperança com duas surpresas: primeiro o Salvador nasce pequeno e ensina o jeito de nos salvar; e depois nos deixa seu Espírito que nos guia no jeito de esperançar, ajudar a esperança acontecer.

remove_red_eye Faça parte desta grande obra de evangelização que mantém a estrutura e o acolhimento dos romeiros no Santuário Nacional, a Rede Aparecida de Comunicação e as mais diversas obras sociais, acessando a página especial da Família dos Devotos. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Márcio Fabri dos Anjos, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...