Revista de Aparecida

Aparecida pelo Brasil e Quaresma: Oportunidades de conversão

Experiências de fé fazem parte da vida dos Apóstolos de Aparecida por meio da Capelinha Peregrina

Escrito por João Pedro Ribeiro

28 FEV 2023 - 16H50 (Atualizada em 11 ABR 2023 - 16H27)

Acervo pessoal

Cristo Jesus, o Redentor da humanidade, fez-se humano em tudo, exceto no pecado: conduzido pelo Espírito, foi tentado durante quarenta dias no deserto (Lc 4,2) e, pela humanidade, venceu o tentador (CIC, 540). O mistério de Jesus no deserto é recordado na Quaresma, tempo propício para conversão, que é aberta a todos os fiéis.

Leia MaisA Revista de Aparecida também é digitalGenerosidade que alimenta, constrói e transforma vidasSua Mãe, a Santíssima Virgem Maria, também chama seus filhos a se converterem (Jo 2,5). O chamado a essa conversão se dá também por meio do trabalho dos Representantes que levam a imagem da Virgem Aparecida a suas comunidades, personagens também de histórias de conversão.

Florence Rinara da Silva Ribeiro, de Araxá (MG), que está com a Capelinha Peregrina desde novembro de 2022, afirma que a fé de seu marido, Jorge, cresceu após sua inscrição como Representante.

A oportunidade apareceu depois de seu casamento, quando o casal retomou a tradição de fazer romarias a Aparecida. “Ele se interessou pelo serviço de chamar gente para conhecer. Eu falo que ele se apaixonou por Nossa Senhora Aparecida mais do que eu, acredita.

Para ela, as visitas ao Santuário Nacional foram um grande impulso em sua motivação para aproximar as pessoas de Nossa Senhora Aparecida. “Ele começava a chamar os amigos dele, todo lugar que ele ia, ele conversava e falava de Aparecida, da Revista (...) O que acontece no Santuário, só Nossa Senhora sabe, garante.

Para Florence, as casas que têm recebido a Capelinha Peregrina são escolhidas por Nossa Senhora. “Eu vejo as casas que ela quer ir. Estamos indo a casas de pessoas que estavam bem afastadas da Igreja, comenta.

A presença da imagem da Virgem Aparecida e a recitação do Santo Terço na visita tornam-se oportunidades de consolação para as famílias, e Florence confirma que isso é visível na feição daqueles que a recebem. “Mais do que as palavras, os olhos das pessoas falam muita coisa”, constata. Ela recorda que a oportunidade de tornar-se Representante está aberta a todos, e que parte da capacidade de ser um está no poder da intercessão da Virgem Maria. “Pede à Mãe que o Filho atende”, declara.

Acervo pessoal
Acervo pessoal
Representante Florence Rinara da Silva Ribeiro, de Araxá (MG)

O crescimento da fé também fez parte da vida de Zeno Gomes Ferrador, de Biguaçu (SC), Representante da Família dos Devotos desde novembro de 2021.

Quem relata sua caminhada é a esposa, Olinda Salete Ferrador, que o acompanhou durante a visita da Capelinha Peregrina a sua cidade entre 2021 e o ano passado. “Eu sou bem de Igreja (...) sou catequista, ministra, liturgista. Mas meu marido era só da Santa Missa, conta.

Parte do crescimento espiritual de Zeno aconteceu depois das romarias a Aparecida ainda na época do Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, Arcebispo de Aparecida entre 1995 e 2005, época em que ingressaram na então Campanha dos Devotos.

No entanto, a oportunidade de ser Representante lhe apareceu em 2020, que a aceitou prontamente; chance que pôde alimentar ainda mais a fé de Zeno. “Eu fico feliz com isso, e com esse chamado de ser Representante, a fé dele explodiu. É impressionante o que a imagem peregrina fez na vida do Zeno, ressalta.

Olinda também relata que o período durante o qual estiveram com a Capelinha foi de muito trabalho, mas também de muitas bênçãos. “Foi uma graça muito grande. Famílias que estavam brigadas fizeram as pazes, casais que estavam se separando, com os encontros semanais, voltaram à comunhão, trouxemos adultos, crianças para a catequese, relata.

Para Olinda, a experiência foi indescritível: “Foram seis meses de intenso trabalho, todo dia, 17h30, nós pegávamos o livreto e íamos aos bairros fazer o trabalho”.

Por fim, ela confirma o convite para as pessoas que sentem o chamado para serem Representantes. “As pessoas que não fizeram essa experiência de ir a Aparecida e trazer a Capela Peregrina, façam essa experiência que isso vai ser graça sobre graça na vida de qualquer pessoa que fizer isso.”

Participar da conversão do próprio coração e levar mais pessoas a contemplarem o mistério do Salvador são convites de Nosso Senhor a seus filhos.

.:: Se você ouve o chamado para aceitar esse convite, seja um Representante da Família dos Devotos! Ligue para 0 300 2 10 12 10,  mande uma mensagem no WhatsApp (12) 3104-1212 ou acesse a página especial .

E se você deseja fazer parte desta Família, ajudar na manutenção do Santuário Nacional e das suas obras, e receber em sua casa a Revista de Aparecida, acesse a página oficial da Família dos Devotos.  Seja você também um portador da mensagem de Jesus!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Ribeiro, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...