Na manhã deste domingo, 24/09, dez capelinhas peregrinas foram entregues em Baependi (MG) a Representantes da Família dos Devotos, em um envio inédito promovido pelo Santuário Nacional de Aparecida. Os devotos puderam receber pela primeira vez as imagens de Nossa Senhora Aparecida em sua própria cidade, acolhendo-as com júbilo cristão.
“Em primeiro lugar, é um marco histórico, é a primeira vez que estamos saindo com a Capela Missionária para uma cidade nesse formato. Eu diria que é um momento de bênção, um momento de graça para a Família dos Devotos e também para a Paróquia”, afirma o Ir. Carlos José Cunha, C.Ss.R., ecônomo adjunto do Santuário Nacional, presente na celebração eucarística que marcou o envio missionário.
Uma carreata iniciou o envio às 9h30, no portal da cidade, com a primeira imagem recebida pelos fiéis da cidade e a presença do Cônego Marcos Antônio Menezes Tomaz, pároco da Paróquia Santa Maria, em Baependi (MG), Ir. Carlos José da Cunha, C.Ss.R., ecônomo adjunto do Santuário Nacional, e o Pe. Diego Antonio da Silva, C.Ss.R., prefeito de igreja do Santuário Nacional, que presidiu a Santa Missa às 10h30 na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Montserrat, na Praça Monsenhor Marcos. A celebração contou também com a presença do vigário da paróquia baependiense, Pe. Cleiton Gregório Evaristo. O envio ocorreu durante o ano jubilar da Paróquia Santa Maria, que cumpre, em 2023, 300 anos.
Assim que a imagem passava pelas ruas da cidade mineira na carreata, muitos moradores interrompiam suas atividades para observarem a chegada da Capelinha, abençoando-se com o sinal da Cruz.
“Nós temos esse grande modelo dessa grande cristã, que soube amar Jesus com todo seu amor e com toda a sua vida”, disse Pe. Diego Antonio da Silva, C.Ss.R. na homilia da celebração, destacando a vivência da Santíssima Mãe de Deus para cada seguidor de Cristo.
“Maria amou Jesus como seu filho, como seu mestre e se fez discípula. Mas Maria, sobretudo, amou Jesus como seu Deus”. O sacerdote destacou também a importância da vivência discipular do batismo na vida de cada cristão e como Maria, portando Jesus consigo, pode ajudar os fiéis a cumprirem com essa missão.
“Quando esse projeto nasceu há 12 anos, a gente não tinha dimensão do quão longe ele iria chegar e nem quantas pessoas ele iria alcançar. Então, estar aqui, em Baependi, e ver a emoção no rosto das pessoas, ver as quase 30 comunidades participando, é uma alegria muito difícil de verbalizar”, afirma Gisele Aparecida Fabiano, gerente de marketing e relacionamento da Família dos Devotos. “Porque é a Igreja em saída, é o Santuário Nacional chegando até as comunidades, chegando até as famílias, sem impedimento da distância geográfica”, recorda.
Antes do final da celebração, no momento do envio missionário, os fiéis presentes na Santa Missa entregaram flores a Nossa Senhora como um gesto de carinho pela visita da Mãe de Jesus a sua cidade.
Esse carinho é partilhado por Vicente Maciel Pereira, Representante em Baependi e membro da Família dos Devotos há 17 anos. Com alegria, ele levou consigo duas edições antigas da Revista de Aparecida, parte de sua coleção com mais de 250 exemplares, e compartilha a experiência de fé que reafirmou sua devoção à Virgem Aparecida. “Tive dois cânceres [no pulmão e no estômago], mas graças à intercessão de Nossa Senhora Aparecida e Nhá Chica, me recuperei e estou vivo com 81 anos”, conta Vicente, que também reafirma a emoção de poder receber a missão do projeto.
Nicineia Sá Pereira, presente na celebração eucarística junto da família, afirma que a alegria de estar presente no momento sendo parte da Família dos Devotos é indescritível. “É uma sensação muito boa, uma alegria muito grande (...) É bom estar onde a Mãe está”, declara. Neide Alice dos Reis Santos, uma das coordenadoras das comunidades baependienses que receberão a Capelinha Peregrina, reforça o sentido oracional do projeto e pede a todos que serão visitados pela imagem de Nossa Senhora Aparecida que intensifiquem o contato com Jesus e sua Mãe. Além disso, ela também compartilha da alegria de colaborar com o projeto por meio da Família dos Devotos. “É muito abençoado para a gente participar”, afirma.
Recordar a identidade cristã é um dos focos da presença do projeto Aparecida pelo Brasil em Baependi de acordo com o Pe. Diego Antonio da Silva, C.Ss.R., presidente da celebração. “A fé do nosso povo é algo muito bonito, que nos faz perceber a proximidade da Mãe com seus filhos. Em Minas Gerais, isso é ainda mais evidente. A alegria de celebrar a Padroeira do Brasil, a Nossa Mãe, a Mãe da Igreja, que também é a Mãe de todos nós”, recorda.
Pe. Diego Antonio, Cônego Marcos Antô...maisPe. Diego Antonio, Cônego Marcos Antônio Menezes e Ir. Carlos Cunha antes do início da Santa Missamenos
Nicineia Sá Pereira esteve presente c...maisNicineia Sá Pereira esteve presente com a família na celebração eucarística que antecedeu o envio missionáriomenos
Vicente Maciel Pereira, um dos Repres...maisVicente Maciel Pereira, um dos Representantes da Família dos Devotosmenos
“A beleza disso tudo é que é feito pelos devotos de Nossa Senhora, com o apoio, com a orientação e com o incentivo dos Missionários Redentoristas”, conclui Gisele Fabiano, gerente de marketing e relacionamento da Família dos Devotos.
Participar da alegria cristã, colocar os pés a caminho com o ardor batismal e estar em constante contato com a Mãe de Jesus, a Santíssima Virgem Maria, é um convite que o Santuário Nacional faz a todos.
Se você ainda não faz parte da Família dos Devotos, faça parte desse projeto evangelizador: ligue para 0 300 2 10 12 10 ou acesse A12.com/cadastro.
Se você já faz parte e deseja se tornar um Representante, mande uma mensagem para o WhatsApp (12) 3104-1212: faça parte você também do projeto Aparecida pelo Brasil e ajude a Casa de Nossa Senhora a alcançar seus filhos por todo o país.
Perseverantes na missão, Representantes de Nossa Senhora levam esperança a devotos em todo o Brasil
Trabalho dos devotos missionários transmite a verdade do Evangelho na presença de Maria Santíssima.
Espontaneidade e alegria: a missão dos Representantes de Nossa Senhora
Levar Nossa Senhora como sinal de misericórdia transforma vidas e aproxima fiéis da Mãe Aparecida.
Representantes perseveram na missão evangelizadora em 25 anos da Família dos Devotos
Amor e devoção impulsionam trabalho de levar o consolo da Santíssima Virgem Maria a mais comunidades no país.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.