Revista de Aparecida

Casa do Pequeno é inaugurada: 42 anos evangelizando por meio do acolhimento e ensino

Obra mantida pelo Santuário Nacional passou por processo de revitalização e agora conta com novos e maiores espaços

Escrito por Gustavo Marcelino

16 DEZ 2025 - 13H48 (Atualizada em 16 DEZ 2025 - 14H38)

Thiago Leon

Na manhã desta terça-feira (16), aconteceu a reinauguração da Casa do Pequeno, que seguia em reforma há 18 meses. O evento contou com a presença do arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, os missionários redentoristas, a irmã Zuleide Daros, que é gestora da instituição, além de colaboradores.

Marcada pela celebração de bênçãos guiada por Dom Orlando, a inauguração teve palavras de agradecimento da gestora e também dos missionários presentes, padre Marlos Aurélio, superior provincial; padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário Nacional e padre Fábio Evaristo, ecônomo do Santuário.

Thiago Leon Thiago Leon

“Para o Santuário Nacional, é gratidão. Para a Família dos Devotos, imensa gratidão (...) independente de quanto, mas a soma resultou nesta possibilidade. Quem vai ganhar com tudo isso, são os usuários. Crianças de 7 a 17 anos que vêm e acreditam que aqui eles podem construir e realizar os seus sonhos”, agradece Ir. Zuleide a todos que tornaram essa reforma possível por meio de sua doação mensal.

“Nós nos dedicamos para isso, acreditamos que o Evangelho se dá no dia a dia, no cuidado, no acolhimento, no lazer, numa comida gostosa e, acima de tudo, firmando os valores cristãos”, completa a religiosa sobre a missão abraçada pela Casa do Pequeno.

A entrega da obra é mais uma conquista do Santuário Nacional, que mantém a instituição com suas oficinas e cursos profissionalizantes, graças a ajuda da Família dos Devotos que, com sua generosidade e bondade, contribui com essa e outras benfeitorias.

Thiago Leon Thiago Leon

“Agradecemos as equipes técnicas, os engenheiros aqui presentes, construtores, gestores do projeto. Agradecemos aos colaboradores do Santuário e a todos que, de alguma forma, acreditaram e contribuíram para que este sonho se tornasse realidade, especialmente aos membros da Família dos Devotos”, disse Pe. Fábio ao agradecer a tantas pessoas pela conclusão de mais essa obra.

O projeto de revitalização e readequação da Casa do Pequeno foi pensado, não só de maneira estética, mas também funcional, ampliando salas de aula, criando novos espaços e tornando cada ambiente mais acessível para acolher a todos da melhor forma possível.

“Aqui, a esperança renascerá a cada dia, pois neste lugar temos um lugar que oferece oportunidade de um futuro mais digno para tantas pessoas. A obra que hoje entregamos não é apenas física, ela simboliza a força do nosso amor e do nosso desejo de sempre melhorar. Claro que nada disso teria sido possível sem o apoio de muitas mãos, mãos generosas que se abrem para cuidar e defender a vida”, conclui o administrador.

Para o superior da Província Nossa Senhora Aparecida, essa entrega é fruto do trabalho social realizado pelo Santuário Nacional, que recebe o apoio bondoso da Família dos Devotos. "Que esse ambiente tenha sido reformado, para continuar a pertencer aos filhos periféricos de Maria. As crianças, os mais simples, os mais pobres. Quando nós dizemos Casa do Pequeno, isso só foi possível ao longo de muitas decisões e trabalhos sociais do Santuário, graças à grandeza e à generosidade de tanta gente, começando pela Família dos Devotos", explicita Pe. Marlos.

De forma especial, a conclusão de mais essa obra é sinal de que a educação e o bom acolhimento seguem intimamente ligados a evangelização, a Palavra de Deus.

Dom Orlando diz que a Casa do Pequeno é “casa do altar e casa onde as crianças também aprendem a amar a Deus e, com isso, respeitar a casa de cada pessoa humana e cada irmão”, enfatiza o arcebispo.

O evento contou também com a presença do PEMSA (Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida) que acolhe muitas crianças e jovens. Com apresentações musicais, a orquestra presente tornou o momento ainda mais especial.

Pe. Eduardo Catalfo aproveitou o momento para agradecer pelo trabalho evangelizador realizado pelas Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, Virgem e Mártir, que cuidam da Casa do Pequeno, zelando pelo cuidado e bem-estar de todos que fazem parte dos diversos projetos oferecidos.

Thiago Leon Thiago Leon

Ao final, Dom Orlando deu uma bênção especial aos presentes e ao espaço, que agora está pronto para iniciar um novo momento em sua história, que neste ano completou 42 anos de evangelização a partir do acolhimento e da educação de jovens, adultos e idosos.

As atividades da Casa do Pequeno retornam em 2026, no dia 10 de fevereiro, com novos espaços e prontos para acolher os usuários de todos os projetos oferecidos atualmente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gustavo Marcelino, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...