Na manhã desta terça-feira (16), aconteceu a reinauguração da Casa do Pequeno, que seguia em reforma há 18 meses. O evento contou com a presença do arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, os missionários redentoristas, a irmã Zuleide Daros, que é gestora da instituição, além de colaboradores.
Marcada pela celebração de bênçãos guiada por Dom Orlando, a inauguração teve palavras de agradecimento da gestora e também dos missionários presentes, padre Marlos Aurélio, superior provincial; padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário Nacional e padre Fábio Evaristo, ecônomo do Santuário.
“Para o Santuário Nacional, é gratidão. Para a Família dos Devotos, imensa gratidão (...) independente de quanto, mas a soma resultou nesta possibilidade. Quem vai ganhar com tudo isso, são os usuários. Crianças de 7 a 17 anos que vêm e acreditam que aqui eles podem construir e realizar os seus sonhos”, agradece Ir. Zuleide a todos que tornaram essa reforma possível por meio de sua doação mensal.
“Nós nos dedicamos para isso, acreditamos que o Evangelho se dá no dia a dia, no cuidado, no acolhimento, no lazer, numa comida gostosa e, acima de tudo, firmando os valores cristãos”, completa a religiosa sobre a missão abraçada pela Casa do Pequeno.
A entrega da obra é mais uma conquista do Santuário Nacional, que mantém a instituição com suas oficinas e cursos profissionalizantes, graças a ajuda da Família dos Devotos que, com sua generosidade e bondade, contribui com essa e outras benfeitorias.
“Agradecemos as equipes técnicas, os engenheiros aqui presentes, construtores, gestores do projeto. Agradecemos aos colaboradores do Santuário e a todos que, de alguma forma, acreditaram e contribuíram para que este sonho se tornasse realidade, especialmente aos membros da Família dos Devotos”, disse Pe. Fábio ao agradecer a tantas pessoas pela conclusão de mais essa obra.
O projeto de revitalização e readequação da Casa do Pequeno foi pensado, não só de maneira estética, mas também funcional, ampliando salas de aula, criando novos espaços e tornando cada ambiente mais acessível para acolher a todos da melhor forma possível.
“Aqui, a esperança renascerá a cada dia, pois neste lugar temos um lugar que oferece oportunidade de um futuro mais digno para tantas pessoas. A obra que hoje entregamos não é apenas física, ela simboliza a força do nosso amor e do nosso desejo de sempre melhorar. Claro que nada disso teria sido possível sem o apoio de muitas mãos, mãos generosas que se abrem para cuidar e defender a vida”, conclui o administrador.
Para o superior da Província Nossa Senhora Aparecida, essa entrega é fruto do trabalho social realizado pelo Santuário Nacional, que recebe o apoio bondoso da Família dos Devotos. "Que esse ambiente tenha sido reformado, para continuar a pertencer aos filhos periféricos de Maria. As crianças, os mais simples, os mais pobres. Quando nós dizemos Casa do Pequeno, isso só foi possível ao longo de muitas decisões e trabalhos sociais do Santuário, graças à grandeza e à generosidade de tanta gente, começando pela Família dos Devotos", explicita Pe. Marlos.
De forma especial, a conclusão de mais essa obra é sinal de que a educação e o bom acolhimento seguem intimamente ligados a evangelização, a Palavra de Deus.
Dom Orlando diz que a Casa do Pequeno é “casa do altar e casa onde as crianças também aprendem a amar a Deus e, com isso, respeitar a casa de cada pessoa humana e cada irmão”, enfatiza o arcebispo.
O evento contou também com a presença do PEMSA (Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida) que acolhe muitas crianças e jovens. Com apresentações musicais, a orquestra presente tornou o momento ainda mais especial.
Pe. Eduardo Catalfo aproveitou o momento para agradecer pelo trabalho evangelizador realizado pelas Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, Virgem e Mártir, que cuidam da Casa do Pequeno, zelando pelo cuidado e bem-estar de todos que fazem parte dos diversos projetos oferecidos.
Ao final, Dom Orlando deu uma bênção especial aos presentes e ao espaço, que agora está pronto para iniciar um novo momento em sua história, que neste ano completou 42 anos de evangelização a partir do acolhimento e da educação de jovens, adultos e idosos.
As atividades da Casa do Pequeno retornam em 2026, no dia 10 de fevereiro, com novos espaços e prontos para acolher os usuários de todos os projetos oferecidos atualmente.
Como o Santuário se transforma para o Nascimento de Cristo?
Luzes de Natal, estrelas brilhantes e a Sagrada Família preenchem os arredores do Santuário Nacional neste mês dedicado ao nascimento do Menino Jesus.
Casa do Pequeno: um marco de esperança
O texto agradece aos devotos pelas obras realizadas no Santuário Nacional em 2025 e destaca a reabertura da Casa do Pequeno como marco do Jubileu da Esperança.
Santuário Nacional: Seguimos juntos nesta construção
Guardados pelo manto de Nossa Senhora, encontramos nova inspiração para seguir juntos na construção de sua Casa, que neste mês completa 70 anos desde seu início.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.