Revista de Aparecida

Celebrando um caminho de evangelização feito por muitas mãos, trilhado por muitos pés

Escrito por Pe. Heliomarcos Costa Ferraz, C.Ss.R.

01 NOV 2023 - 00H05 (Atualizada em 01 NOV 2023 - 17H38)

Thiago Leon

A imagem do Santuário Nacional que encanta os olhos dos peregrinos, romeiros e viajantes que cruzam a Rodovia Dutra é muito imponente no cenário da pequena cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba. Essa magnífica obra celebra mais um ano e essa data vem rodeada de gratidão a todos os que contribuíram para que fosse edificada. O projeto exigiu ousadia, coragem e uma sensibilidade bastante aguçada para dimensionar um lugar com as proporções que hoje é admirado e querido por tantos.


Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Multidão acompanha celebração na Praça da Basílica Histórica, em 1917


A devoção mariana à Senhora de Aparecida já estava bastante consolidada. Os séculos que seguiram o encontro da Imagem foram revelando as tantas graças alcançadas pelos fiéis que multiplicavam a boa notícia, trazendo milhares de devotos à atual Basílica Histórica, que já não mais comportava tantos peregrinos. Nem as missas campais na Praça Nossa Senhora Aparecida comportavam mais tanta gente. Foi então que os Missionários Redentoristas sonharam com um espaço digno para acolher os devotos e no qual pudessem realizar um trabalho pastoral evangelizador, amplo e organizado. Certamente muitas foram as conversas com os profissionais engenheiros e arquitetos. Buscaram inspiração na arquitetura românica, com seus arcos perfeitos, e nas igrejas que ostentavam cúpulas monumentais, como a Catedral da Imaculada Conceição em Washington, EUA. Na ocasião foram utilizados quase trinta milhões de tijolinhos, e centenas de colaboradores e voluntários.

CDM Santuário Nacional
CDM Santuário Nacional
João Paulo II em Aparecida (SP), na celebração de dedicação da Basílica Menor, em 1980.


Nesta jornada de fé e vida, muitas foram as mãos que se estenderam para ajudar na construção deste Santuário. De acordo com os documentos históricos do Santuário Nacional – Centro de Documentação e Memória Padre Antão Jorge (CDM), devotos doavam caminhões de tijolos que saíam de suas terras em direção a Aparecida; romeiros traziam donativos guardados o ano todo especialmente para a construção do novo templo. Até Juscelino Kubistchek, naquela época presidente do Brasil, doou em nome de todos os brasileiros a estrutura metálica que hoje compõem a Torre Brasília. Vale lembrar também de São João Paulo II, que ofertou cinco mosaicos para a Basílica, quando aqui esteve em 1980.

Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Construção da Basílica de Aparecida em 1985


Após 24 anos de obras, em 15 de dezembro de 1979, foi finalizada a alvenaria das quatro naves e baldaquino. As celebrações já aconteciam no interior da Basílica, mas o projeto estava longe do seu término, pois não havia portas, janelas, piso e acabamentos refinados e os recursos financeiros não eram suficientes. Mesmo assim era perceptível que o povo estava feliz que Nossa Senhora tinha um novo lugar para acolher seus filhos.

Victor Hugo Barros
Victor Hugo Barros
A Basílica de Aparecida fica cada vez mais bela graças a generosidade dos devotos de Nossa Senhora


Passado tanto tempo, nesse 68º ano da construção, hoje podemos contemplar um espaço moderno, bonito e que continua ajudando o povo de Deus a rezar, se alegrando sempre com o carinho acolhedor da nossa querida Mãe Aparecida. Tantos projetos já foram realizados graças à colaboração fiel da Família dos Devotos, e ainda hoje estamos trabalhando nas fases de acabamento, de modo especial em nossa Jornada Bíblica.

Thiago Leon
Thiago Leon
Os Apóstolos já retornaram para a Colunata e a etapa dois da Fachada Sul já está bastante evoluída


A etapa dois da Fachada Sul já está bastante evoluída e podemos ver as imagens dos Apóstolos na Colunata. Eles foram restaurados e agora ganharam um lugar de maior destaque no Santuário Nacional. Os escolhidos de Jesus para serem as colunas da Igreja são inspiração para todos nós e que em nossa comunhão, continuemos colaborando com a missão evangelizadora do Santuário, pelas obras sociais, de manutenção e conservação e construção, e pelo anúncio da Palavra de Deus nas Missas e celebrações no Santuário, transmitidos pela Rede Aparecida de Comunicação.

Thiago Leon
Thiago Leon
Estamos empenhados na etapa dois da Fachada Sul


Neste mês, a área da Tribuna Bento XVI recebeu os mosaicos laterais. Iniciamos os testes do projeto da luminotécnica, para que as cenas bíblicas possam ser contempladas também durante a noite. Já na Colunata, os mosaicos continuam sendo aplicados.

Thiago Leon
Thiago Leon
Entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida na Missa Solene do dia 12 de outubro


A fé que recebemos daqueles que nos precederam está estampada nas paredes internas do Santuário e também nas fachadas que nos ajudam a ler a história da Salvação pelos belos mosaicos que contemplam a tradição cristã de maneira tão sensível. A beleza desse espaço sagrado é sinal da comunhão fortalecida com a fidelidade de todos os devotos de Nossa Senhora. Nosso muito obrigado! Que possamos celebrar muitos anos, e que continuemos fortalecendo nossa Família dos Devotos. Faça parte, convide, nossa família continua contando com você, afinal toda essa obra é fruto da sua generosidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...