Fachada Sul: uma grande obra em duas fases
Queridos amigos e amigas da Família dos Devotos. Neste penúltimo mês do ano de 2022 trago notícias das obras da Fachada Sul, mais um passo da nossa Jornada Bíblica.

Vencidas as etapas da preparação da superfície da fachada e as obras de construção da galeria técnica em vista da transferência dos equipamentos de climatização pudemos, no início do mês de setembro, acolher os mosaicistas que trabalharam e ainda trabalham arduamente na aplicação do mosaico que forma lindas cenas bíblicas.
Mas você pode perguntar: Primeira fase? Quais são as outras?
Sim, o lado sul da Basílica possui características diferenciadas daquelas do lado norte, leste e oeste.

Ali estão localizadas a Capela dos Apóstolos, também chamada Capela Reservada, as rampas e passagem para a visitação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, Reitoria, Secretaria de Pastoral, Salas dos Voluntários e Sacristia. Mas a maior estrutura desse lado é a Colunata que liga a Basílica às Capelas do Batismo e da Ressurreição.
E essa colunata, por problemas estruturais, foi demolida e será reconstruída. É a reconstrução da colunata e a posterior aplicação do mosaico em algumas áreas frontais, bem como na parte superior dos arcos é o que estamos denominando segunda fase.
Quando a maior parte da Fachada Sul com seus anexos estiver revestida com mosaicos, ainda teremos que:
- Construir novas fundações;
- Erguer a colunata;
- Recolocar os 12 apóstolos sobre a colunata;
- Fazer as instalações de iluminação, sonorização e luminotécnica;
- Instalar piso de granito;
- Recompor asfalto;
- Construir o viário, com novos pontos para táxi e embarque e desembarque de pedestres;
- Reinstalar o som na Tribuna;
- Papa Bento XVI;
- Instalar a nova cobertura nas rampas de acesso para a Basílica;
- Aplicar o mosaico na parte frontal da Basílica, sobre a Tribuna e suas laterais, e sobre o topo dos arcos da Colunata.
Essas obras que já estão sendo encaminhadas perdurarão e deverão ser finalizadas nos últimos meses de 2023 e início de 2024. Dessa maneira, teremos a Fachada Sul com todo o seu entorno num grande e único conjunto a proporcionar uma linda visão do mistério pascal de Cristo e, com sua beleza, acolher num grande abraço todos os devotos de Nossa Senhora que, naquele lado, estacionam e adentram a Casa da Mãe Aparecida.

Note que não são poucos nem pequenos os desafios que estamos enfrentando neste ano e enfrentaremos no ano de 2023. Por isso, contamos com sua fidelidade e generosidade. Use os boletos do seu calendário 2022 e do calendário de 2023 que, em breve, você receberá.
Que Nossa Senhora Aparecida continue nos abençoando e possibilitando que continuemos, com todo amor, cuidando de seu Santuário onde Deus mora e onde celebramos nossa fraternidade. Muito obrigado!
Se você ainda não faz parte da Família dos Devotos, clique aqui e faça o seu cadastro!
Ajude a Obra de Evangelização da Casa da Mãe Aparecida!
Participe da Família dos Devotos, a família de Nossa Senhora!

A catequese a partir de Aparecida: Arte sacra inspirando vida
É missão dos Santuários promover uma catequese consistente aos milhares de peregrinos que constantemente estão visitando esses espaços sagrados para exercitarem sua fé, por meio de súplica e agradecimentos. Sabemos que há um déficit na formação catequética do nosso povo e isso reforça ainda mais a necessidade deles encontrarem, nesses cantos de devoção, substratos que lhes garantam uma perene vida de fé.

A Colunata: Construção de um sinal de acolhimento
Mais robusta e forte, a Colunata receberá os apóstolos assim que entrarmos na fase final dessa etapa. Mas, antes disso, muito ainda precisa ser feito. A Colunata ainda precisa ser completamente erguida, depois será revestida de tijolinhos e em algumas partes receberão detalhes em mosaico.

Santuário Nacional: Casa de Alegria e Acolhimento
Contemplação, alegria e devoção são frutos da generosidade dos devotos de Nossa Senhora
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.