Para início de conversa, é importante saber que a Igreja é muito prudente e criteriosa ao declarar que a vida de uma pessoa seja modelo de vida cristã para os fiéis.
A fama de santidade é o início de um processo longo e detalhado, de muito estudo e investigação sobre a vida dos “candidatos aos altares” até serem declarados Servos de Deus, Beatos e, posteriormente, Santos.
Veja como foi e está sendo o processo de beatificação de nosso querido Pe. Vítor.
Leia MaisTríduo: “Venerável Vítor Coelho: seguidor destemido do Redentor!”Na missa solene de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro de 1998, Dom Aloísio Lorscheider atendeu o clamor do povo e dos Missionários Redentoristas e instituiu o Tribunal Eclesiástico para investigar a vida, a heroicidade das virtudes e a fama de santidade do Missionário Redentorista Pe. Vítor Coelho de Almeida.
Esse primeiro estudo se estendeu até 2006. Em seguida, toda a documentação foi enviada ao Dicastério para a Causa dos Santos, em Roma. Em março de 2007 foi reconhecida a ‘Validade Jurídica dos atos processuais’. A partir dessa etapa, Pe. Vítor foi considerado Servo de Deus.
No ano de 2011 Roma nos pediu uma “investigação supletiva”, principalmente para inclusão dos programas radiofônicos do Servo de Deus Padre Vítor Coelho. Os áudios foram transcritos e enviados para Roma também com tradução para o italiano.
Como sabemos, muitos foram os programas que o Servo de Deus fez pelas ondas da Rádio Aparecida sobre temas catequéticos, doutrinais, litúrgicos, sempre em sintonia com a realidade social de nossa gente.
Em 2013, começaram as investigações sobre os possíveis milagres alcançados de Deus pelos devotos, atribuídos à intercessão do Servo de Deus. Dos relatos apresentados ao Vaticano, um foi classificado como “cientificamente inexplicável”. Trata-se de uma gestante da cidade de Pirassununga, que sobreviveu, ela e a criança, a um quadro gravíssimo de septicemia (infecção generalizada). O caso, então, passou a ser estudado.
Em 2014, a Causa teve novo alento com a entrega de toda a documentação à Postulação Geral, em Roma. Em 26 de fevereiro de 2016 a Congregação para a Causa dos Santos atestou como VÁLIDO Juridicamente o Inquérito Diocesano sobre a Vida, as Virtudes e a Fama de Santidade do Servo de Deus Pe. Vítor Coelho de Almeida.
No dia 22 de julho do mesmo ano, na sede do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano, da Arquidiocese de Ribeirão Preto-SP, iniciou-se o “Processo Canônico sobre o suposto fato Miraculoso”, concluído em 29 de agosto de 2016. Em seguida, toda a documentação foi entregue em Roma. Um estudo supletivo foi pedido pelo Dicastério Romano, com início e conclusão no segundo semestre de 2022, junto à Arquidiocese de Ribeirão Preto.
O último passo significativo foi dado no dia 05 de agosto de 2022. Com grande alegria recebemos do Santo Padre, o Papa Francisco, a promulgação do Decreto sobre a Heroicidade das Virtudes do Servo de Deus Pe. Vítor Coelho de Almeida.
Com esse Decreto, Pe. Vítor agora tem o título de Venerável, sobre o qual falaremos mais na próxima edição. O passo final para a beatificação do Venerável é a aprovação do milagre, que já está em análise, como dissemos.
Que o testemunho missionário do Pe. Vítor nos ajude a viver com ardor nossa fé! Por fim, convido você a conhecer mais sobre a vida e a missão do nosso querido Pe. Vítor acessando a página especial sobre a história de Pe. Vítor Coelho de Almeida.
remove_red_eye E que você também possa seguir o exemplo do Apóstolo de Aparecida ao propagar a devoção à Nossa Senhora Aparecida, fazendo parte da Família dos Devotos, sendo um protagonista na evangelização e estrutura do Santuário, suas obras sociais e da Rede Aparecida de Evangelização.Venerável Pe. Vítor Coelho, o missionário perseverante na evangelização!
A perseverança do Venerável Pe. Vítor Coelho de Almeida nos ajuda a compreender que a vida sempre terá suas dificuldades e provações, mas que Deus nunca nos abandona.
Venerável Pe. Vítor: Sacerdote por vocação para servir ao povo de Deus
A consciência do grande dom da vocação, recebido na infância vivida no seminário, levou Pe. Vítor a doar-se totalmente no anúncio da copiosa redenção de Jesus.
Venerável Pe. Vítor Coelho, missionário da Copiosa Redenção
Pe. Vítor foi o missionário da Copiosa Redenção. Isso quer dizer que ele contemplava a ação redentora de Cristo em tudo: na criação em geral e na vida de nossa gente. Ele sabia contemplar os sinais de Deus na beleza da criação e dela sempre tirava uma mensagem de fé.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.