Por Raquel de Godoy Retz Em Revista de Aparecida

Felicidade é fazer o que eu desejo? É mito ou verdade?

Freepik
Freepik
O que é a felicidade?

Eu quero meu filho feliz, então deixo que faça o que ele gosta. Será que isso está certo?

Podemos confundir fazer tudo o que gostamos com felicidade, mas são coisas diferentes.

“Fazer o que se gosta” tem relação com a realização dos desejos. Felicidade é muito complexo e se relaciona com uma busca profunda de vencer os obstáculos, de buscar a realização de sonhos mais amplos e não de pequenos desejos do dia a dia.

É importante ajudar os filhos a identificar essa diferença. Todos nós, na vida, fazemos muitas coisas que não gostamos, desde a hora que acordamos até a hora que vamos dormir, contudo fazemos.

As pequenas coisas que nem sempre queremos fazer podem ser fundamentais para a construção, no futuro, de grandes sonhos e grandes realizações. Por exemplo: sonho no futuro ter um bom emprego e que eu me sinta realizado. Sabemos que para alcançar esse sonho uma das etapas é o esforço de enfrentar horas dedicadas a aprender e isso não é gastar tempo com jogos ou redes sociais como muitos adolescentes e jovens desejam. Temos que passar por etapas que não gostamos no momento, mas que irão garantir sonhos maiores.

Queremos ser bem comunicativos e simpáticos, mas não gostamos de visitar os avós ou de acompanhar as conversas de adultos com paciência. Não se educa sem enfrentar situações nas quais não sejam as mais agradáveis no momento.

De alguma forma essa é tarefa dos pais - “ensinar limites”, ensinar a fazer o que “não se gosta” para formar uma pessoa capaz de buscar sonhos maiores, ou seja, mostrar para as crianças e jovens que ser feliz é muito mais do que fazer o que desejamos, mas ter garra para enfrentar as dificuldades e construir sonhos maravilhosos.

Se você não conhece o projeto Devotos Mirins ou Jovens de Maria vá agora no site a12.com/devotosmirins ou a12.com/jovensdemaria. Educar os filhos é coisa séria. Nós ajudamos você nessa tarefa!

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Raquel de Godoy Retz, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...