Queridos amigos e amigas da Família dos Devotos. Nada mais apropriado para marcar o mês da Bíblia do que iniciarmos os trabalhos de aplicação do mosaico na Fachada Sul do Santuário Nacional. A nossa Jornada Bíblica dá novos passos!
Trabalho Intenso
Thiago Leon
Nestes primeiros dias de setembro temos a alegria de ter, novamente, em nosso meio a Equipe de Mosaicistas do Centro Aletti, liderados pelo Pe. Marko Ivan Rupnik. A Mãe Aparecida acolhe a todos com alegria. Nesta fase serão três meses de árduo trabalho e, também, de alegria, de testemunho e de fraternidade. O mosaico que vai se desenhando na Casa da Mãe é expressão de um grupo que vive uma comunhão profunda numa comunidade de fé. Esse mesmo mosaico revela o carinho da Família dos Devotos pelo Santuário e sua devoção a Nossa Senhora. É um verdadeiro presente de amor à Mãe de Deus e nossa.
Equipe ReunidaThiago Leon
Esta fase da aplicação do revestimento que agora iniciamos conta com a atuação de 39 mosaicistas de várias nacionalidades: Albânia (1), Argentina (1), Brasil (8), Croácia (1), Eslovênia (6); Espanha (1), Índia (1), Itália (9), Líbano (1), México (5), Montenegro (1), Polônia (1), República Tcheca (1), Sérvia (1) e Venezuela (1).
Para que tudo estivesse preparado para que o grupo de artistas pudesse aplicar o mosaico, muitos outros se empenharam em outras frentes de trabalho. Apresento, a seguir, um resumo das atividades e equipes:
AndaimesThiago Leon
Na montagem dos andaimes estiveram envolvidos 50 operários. Durante os trabalhos, permanecem continuamente 5 operários especializados para realizar as adaptações estruturais que, muitas vezes, a obra necessita.
ParedesThiago Leon
Na preparação das paredes contamos com a dedicação de 30 operários e, com eles, outros 4 para instalações elétricas e 12 pessoas para tratamento do concreto, controle tecnológico e consultoria. Um total de 46 profissionais.
Galeria TécnicaThiago Leon
Na construção da Galeria Técnica para a tubulação do sistema de refrigeração que abastece diversas áreas do Santuário, outras 46 pessoas trabalharam nas obras civis, instalação de sistemas, topografia, controle tecnológico e instalação elétrica. Essa obra foi concluída em meados de julho.
ColunataJoão Pedro Ribeiro
E, por fim, nas obras de reconstrução da Colunata, considerando todos os envolvidos nas diversas fases: cálculos e projetos, demolição, remoção de materiais construtoras, impermeabilização, instalações diversas, serviços de guindastes e pavimentação somaremos 230 pessoas envolvidas até o fim da obra de alvenaria, prevista para o segundo semestre de 2023. Quando atingirmos esse ponto faltará apenas o piso em granito e aplicação em mosaicos na colunata que será o símbolo do abraço com o qual a Mãe recebe todos os seus filhos. Uma obra tão bela, grandiosa e, ao mesmo tempo, desafiadora, faz com que, ainda mais, contemos com sua contribuição.
João Pedro Ribeiro
É sua doação que nos mantém e possibilita que a Casa da Mãe Aparecida esteja cada vez mais bela e acolhedora.
Nossa Senhora, Mulher revestida da Palavra, que no seu SIM permitiu a encarnação do Verbo, nos abençoe e nos faça, cada vez mais, discípulos da Palavra e atentos a tudo aquilo que o Senhor nos diz.
Muito obrigado por sua fidelidade e por sua generosa doação.
Um abençoado setembro para você e sua família.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.