Revista de Aparecida

O Terço dos Homens celebra a Festa da Padroeira do Brasil

Escrito por Gustavo Marcelino

01 OUT 2025 - 08H45 (Atualizada em 01 OUT 2025 - 11H50)

Arquivo pessoal

Neste mês de outubro, celebrando o mês de Nossa Senhora Aparecida, estão também em festa os grupos de Terço dos Homens, acompanhando o novenário e aguardando o dia 12 de outubro. Com uma programação voltada para a vivência da fé, os homens, em suas comunidades, se reúnem para rezar e pedir a intercessão da Mãe.

Grupos de terço por todo o país voltam seus olhos a Maria, celebrando com alegria e profundidade orante a Novena e Festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Ao longo dos 10 dias de celebrações, há confirmações de encontros e momentos oracionais especiais, que só acontecem nessa época do ano.

Tal qual fez Maria, ao confiar no anjo e dizer seu “sim” a Deus, felizes são os homens que em sua intercessão confiam, entregando seus corações em prece para que ela os guarde sob seu manto. Rezar a oração do Terço, o Santo Rosário, leva a uma relação mais próxima com Deus, em um caminho de penitência e gratidão em direção ao Altíssimo.

Participe da 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens

Em sua encíclica Redemptoris Mater (65), São João Paulo II afirma que: “a fé de Maria, atendo-nos ao testemunho apostólico da Igreja, torna-se, de alguma maneira, incessantemente a fé do Povo de Deus que está a caminho: a fé das pessoas e das comunidades, dos encontros e das assembleias e, enfim, dos diversos grupos que existem na Igreja”.

Para o Santo Padre, a devoção mariana “trata-se de uma fé que se transmite mediante o conhecimento e o coração ao mesmo tempo; de uma fé que se adquire ou readquire continuamente mediante a oração”.

Arquivo pessoal Arquivo pessoal

Assim acontece com os membros do Terço dos Homens que, instigados pela devoção que têm a Nossa Senhora, são impelidos a rezar em pedido e agradecimento por sua intercessão de Mãe. “A relação entre a oração do Terço e a devoção a Nossa Senhora é profunda, simbólica e espiritual. Ela está enraizada na Tradição da Igreja Católica e reflete um vínculo íntimo entre os fiéis e Maria, Mãe de Jesus”, explica o membro e um dos fundadores do Terço dos Homens de Cruz Alta (RS), Cleberson Pereira Gardin.

Na encíclica Christi Matri Rosarii (9), Papa Paulo VI nos ensina que o Rosário é uma oração que “não só tem grandíssima eficácia em repelir os males e em afastar as calamidades, como demonstra claramente a história da Igreja, mas ainda nutre abundantemente a vida cristã”.

Para o homem do terço, a oração do Rosário “não é apenas repetição de orações, mas uma meditação profunda dos mistérios da vida de Jesus, vistos pelos olhos e pelo coração de Maria”, afirma Cleberson.

Seu grupo, que já tem cinco anos de existência, está se preparando para participar pela primeira vez da Romaria Nacional do Terço dos Homens, aqui no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro de 2026. E nesse período de Novena e Festa da Padroeira, o fundador conta que ele, e todos do grupo estão muito animados e já têm agendados diversos encontros de oração para o mês.

Arquivo pessoal Arquivo pessoal

O grupo se reúne todas as terças-feiras, às 19h30, na igreja Imaculada Conceição de Cruz Alta (RS). Atualmente, o diretor espiritual dos homens é o padre Eliseu Alves Lucas de Oliveira e o coordenador é Emerson Manoel de Souza.

Um trecho do Missal etíope diz: “Ó Maria, centro do mundo todo... Tu és maior que os querubins de olhar penetrante, e que os serafins de seis asas... O céu e a terra estão cheios da santidade da tua glória”. Assim é Maria para quem nela crê e deposita sua fé na intercessão da Mãe.

Outro devoto de Nossa Senhora, coordenador do Terço dos Homens de Itabuna (BA), Jurandir José Ribeiro, assim como descrito no Missal, tem Nossa Senhora como guia da sua fé. “É uma devoção desde a minha adolescência, quando tinha Nossa Senhora Aparecida como minha confidente, minha orientadora nas decisões a tomar, sempre recorria a ela”.

Arquivo pessoal Arquivo pessoal

Sobre essa relação de proteção e proximidade conosco, a Constituição Dogmática Lumen Gentium diz que Nossa Senhora não é maior que Jesus ou sua substituta nas orações, mas sim uma forte intercessora e prova de sua bondade. “Maria, que entrou intimamente na história da salvação, e, por assim dizer, reúne em si e reflete os imperativos mais altos da nossa fé, ao ser exaltada e venerada, atrai os fiéis ao Filho, ao Seu sacrifício e ao amor do Pai”, afirma o documento.

A devoção de Jurandir começou cedo, como ele diz, mas amadureceu e gerou frutos. Hoje, o grupo do terço coordenado por ele tem 60 homens. Segundo ele, “em outubro estaremos fazendo o novenário de Nossa Senhora Aparecida, culminando com uma missa no dia 12 de outubro”, afirmou o coordenador, que também disse que o grupo fará uma ação solidária durante o novenário: “faremos coleta de alimentos para distribuição entre famílias carentes”.

Confira a programação completa da Novena e Festa da Padroeira 2025

Para Jurandir é uma bênção rezar e meditar os mistérios da vida de Cristo, que diz se sentir “muito gratificado, pois o Terço é a oração que a própria Nossa Senhora nos pediu pra rezar”, conclui ele.

Arquivo pessoal Arquivo pessoal

O grupo de Itabuna, dirigido pelo padre Ricardo Nunes de Resende, se reúne toda segunda-feira, às 19h, na Catedral de São José. As reuniões devem acompanhar, neste mês de outubro, os dias da Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida.

A convite de Maria, rezemos a oração que ela nos ensinou, sobretudo neste mês tão especial, mês de Nossa Senhora Aparecida. “Frequentem as multidões de fiéis os seus templos e celebrem-lhe as festas; ande nas mãos de todos a piedosa coroa do terço; e reúna a recitação dele – nas igrejas, nas casas, nos hospitais e nas prisões – ora pequenos grupos, ora grandes assembleias, para cantarem as glórias de Maria.” (Ad Caeli Reginam, 46)

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gustavo Marcelino, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...