A Romaria Nacional do Terço dos Homens, que, neste ano, chega a sua 18ª edição, possui um apelo e uma devoção mariana muito fortes, sobretudo, no que se refere a conexão dos encontros e a perseverança de cada homem do movimento. Entre os dias 6, 7 e 8 de fevereiro, grupos de todo o Brasil tem encontro marcado no Santuário Nacional, comprometidos a rezar e prestar homenagens à Mãe Aparecida.
Registro da Romaria Nacional do Terço dos Homens de 2011
Entre tantos santuários no país, é na Casa da Padroeira que a oração ganha mais força. Uma romaria que, a princípio, não chegava a mil homens, chegou a 90 mil inscritos na edição de 2025. E, nesta Basílica mariana, lar de peregrinos do mundo todo, que o movimento nasceu e se frutificou.
“Na primeira romaria estávamos em 632 homens, depois da missa foi feito uma reunião para programar a próxima romaria. Nesse dia foram escolhidos cinco membros para coordenador de cada estado presente para divulgar o Terço dos Homens a nível nacional. Eu fui escolhido como representante de São Paulo. Já na segunda Romaria foram mais de três mil homens; na terceira romaria foram mais de seis mil”, recorda o coordenador nacional do Terço dos Homens, Francisco Mamede, que foi um dos fundadores do movimento.
Filhos que se reúnem na Casa da Mãe
Irmão Viveiros durante a Romaria Nacional do Terço dos Homens de 2012
“Foi a partir do Santuário Nacional, foi a partir da divulgação da TV Aparecida, da rádio Aparecida, da revista de Aparecida, que o terço cresceu e se tornou nacional. Então, nós temos essa ligação do movimento do Terço dos Homens no Brasil com Nossa Senhora Aparecida”, lembra o missionário redentorista, Irmão João Batista de Viveiros, que esteve presente desde as primeiras reuniões que idealizaram a romaria.
“Nossa Senhora é modelo pra todo homem do Terço. E ela protege a família, protege aquele que reza. Então, o crescimento do Terço dos Homens no Brasil está profundamente ligado à devoção à Nossa Senhora, sobretudo com o título de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil”, reforça o religioso. “O Santuário é o grande divulgador. E Nossa Senhora é o grande modelo, é referência, é exemplo”, completa.
Rezar com Maria e para Maria
Com o título de maior romaria acolhida pelo Santuário Nacional, a Romaria Nacional do Terço dos Homens ganhou reconhecimento da Igreja e, para uma melhor organização, conta hoje com um bispo-referencial, escolhido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Dom Gil Antônio Moreira, bispo referencial para o Terço dos Homens, durante a Missa Solene da 17ª Romaria Nacional
“Acompanho todos os anos, com muito gosto, com muita alegria, na condição de bispo-referencial da CNBB para esse movimento maravilhoso, que é o Terço dos Homens no Brasil”, conta Dom Gil Antônio Moreira, bispo emérito de Juiz de Fora e Referencial para o Terço dos Homens, que celebrara a missa de abertura da Romaria, sexta-feira (06), às 18h30, no Altar Central.
“É um momento celebrativo. Eu vou dizer que é um momento, que é uma espécie de Páscoa, celebração da passagem do Senhor em nosso meio. Porque todos os homens esperam muito por esse momento”, relata Dom Gil. Sobre a nomenclatura do movimento, o religioso faz uma ligação entre ele e Nossa Senhora Aparecida. “Com esse título, nós sabemos qual é o motivo histórico. Mas Maria, Nossa Senhora Aparecida, se torna então também uma padroeira do Terço dos Homens no Brasil. Por isso, me sinto feliz de estar acompanhando agora a 18ª Romaria do Terço dos Homens”, conclui.
“Um ato de amor que nunca se cansa de se derramar”
“Sabemos da necessidade de redescobrir a beleza do Rosário nas famílias e nos lares. Esta oração ajuda a construir a paz, e é importante propô-la aos jovens para que a vejam não como repetitiva e monótona, mas como um ato de amor que nunca se cansa de se derramar”, escreveu Papa Francisco em uma carta enviada ao arcebispo prelado de Pompeia, Dom Tommaso Caputo, no dia 7 de outubro de 2024, por ocasião da abertura do Ano Jubilar pelos 150 anos da chegada do quadro da Bem-Aventurada Virgem Maria do Santo Rosário.
No texto, enviado a Dom Tommaso, Francisco reforçou o impacto do terço na vida daqueles que mais precisam de oração. “O Rosário é também fonte de consolo para os doentes e sofredores, "uma doce corrente que nos une a Deus", mas também uma corrente de amor que abraça os pobres e marginalizados”, completa.
Terço dos Homens: o que nos dizem os papas sobre a oração do Rosário
Rezar o terço é um dos gestos mais bonitos e mais antigos relacionados a devoção mariana. O apóstolo Lucas, em seus escritos, já reforçava o pedido para a perseverança da oração.
Romaria do terço dos homens 2026
Durante três dias de celebrações, o Santuário Nacional acolhe a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens.
Aparecida pelo Brasil e os homens do terço
Coordenadores do Terço dos Homens inscritos na Romaria podem concorrer a 50 Capelinhas Missionárias no Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Querido(a) devoto(a),
Infelizmente estamos enfrentando dificuldades na entrega das revistas devido a atrasos dos Correios. Por esse motivo, alguns materiais não estão sendo entregues ou estão chegando com atrasos significativos nas casas dos devotos.
Agradecemos a sua compreensão e ressaltamos a importância da sua fidelidade para a continuidade da missão evangelizadora do Santuário Nacional de Aparecida.
Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade para realizar sua doação, estamos à disposição pelos seguintes canais:
local_phone 0300 2 10 12 10
phone_android WhatsApp: envie sua mensagem para nossa equipe e teremos alegria em ajudar.
arrow_forward Clique Aqui
Confira o conteúdo da Revista Digital: a12.com/revistadeaparecida
Nossa Senhora Aparecida o(a) abençoe! Vamos juntos.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.