A nossa crença católica nos orienta que no princípio o Verbo Divino criou tudo; foi o mesmo que Encarnou no ventre de Maria, a Mãe Imaculada. Ela foi concebida sem pecado, pura e sem mancha, por graça concedida do próprio Verbo Redentor. Também por essa razão de fé e doutrina, a Mãe de Deus e nossa é tida como a “imagem da Igreja” em ação. Ela é, depois de Jesus, a nossa referência de busca, aprendizado, seguimento e serviço, com perseverança contínua.
O venerável Pe. Vítor Coelho de Almeida, C.Ss.R. (1899-1987), missionário redentorista, foi grande devoto e propagador da Devoção à Mãe Aparecida. Por isso, ensinava que Nossa Senhora é este “querido símbolo de padroeira do Brasil, porque em torno Dela se congregam os devotos diante do altar e da Hóstia Consagrada, para adoração a Jesus em seus Mistérios”.
A propagação da Devoção à Mãe Aparecida vem ganhando vulto desde 1717. A expressão de seus significados religiosos e culturais imprimem passos interativos e força maior ao longo de nossa História. No Brasil, a movimentação sociocultural levou essa piedade aos lugares mais distantes. Pois, os devotos frequentam Aparecida sempre sob as influências dos ciclos das produções agrárias, seguindo os progressos dos caminhos, estradas, ferrovias, rodovias e das aeronaves.
A presença e atividades dos redentoristas há quase 130 anos, mantêm sucessivamente na insistência de S. Afonso de Ligório (1696-1787), via Pastoral Extraordinária, no Santuário de Aparecida. O Pe. Vítor Coelho, dentre outros missionários, fez de tudo e a todo custo para que essa Devoção Mariana fosse entendida como “santa reverência. A humilde ‘baixeza’ que nos enche de confiança. Os extremos abismos, da Misericórdia de Deus e da miséria humana, ali se refletem. A ‘cheia de graça’ aparece como ‘Mãe da Divina graça’ ”. Em suma, a santidade de Maria é reflexo da Justiça Divina que fez nela maravilhas em favor do seu Povo.
O venerável Pe. Vítor Coelho, com a querida imagem da Mãe Aparecida, nos quer unidos para que Ela nos conduza a Jesus.
Pe. Vítor e a Dignidade Humana
“A paz, que nasce da santidade na justiça e no amor, é um presente divino. Temos de pedi-lo. É tarefa a ser realizada por povos, famílias e indivíduos. Devemos esforçar-nos por ela. O papa, no dia de Natal, exorta os povos à ‘vontade cristã da paz’” (Pe. Vítor Coelho)
Pe. Vitor Coelho e os Pobres
De acordo com a ótica bíblica, a pobreza é quando a pessoa possui o suficiente para viver e cumprir suas obrigações humanas. Este modo de pensar e definir nos esclarece que toda pessoa que faz uso do supérfluo é rica.
Pe. Vítor Coelho, evangelizador moderno
O Venerável fundou a Rádio Aparecida, em 8 de setembro de 1951, iniciou e aprimorou o Clube dos Sócios para ajudar na pregação do Evangelho. Sonhava com uma TV em Aparecida desde 1965. O Clube cresceu, a Rádio evoluiu, a TV chegou e o Clube mudou de nome: hoje chama-se Família dos Devotos.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.