O venerável Pe. Vítor Coelho de Almeida, C.Ss.R. (1899-1987), ao logo dos seus 65 anos de vida missionária, sempre empreendeu nas orientações ao Bem Comum. No elenco de sua fidelidade Católica ele pautava-se nos grandes pensadores da Antiguidade, tais como os santos Ambrósio, Agostinho, Basílio e outros zelosos mestres na Doutrina Social da Igreja. Assim, ele tornou-se o mensageiro da paz, da união e da concórdia, através das ondas do rádio, para instruir e educar os ouvintes na importância da honestidade e da paz. Inclusive, no Natal de 1949, ele afirmava: “As cartas e alocuções de Leão XIII são claríssimas”. A saber, o Natal dos empobrecidos depende da Caridade daqueles que se dispõem e sabem partilhar. Mas a Justiça Social requer algo mais amplo que possa dar dignidade aos trabalhadores, educação às crianças e jovens, e aperfeiçoamento aos profissionais. Outrossim, a educação na fé e na Doutrina Cristã nos prepara para melhor exercitar a verdadeira Religião em prol da vida terrena saudável e adentrarmos cientes na Eternidade. Cristo é nosso Caminho no tempo e na eternidade.
A Catequese e a Metodologia de Pe. Vítor Coelho provinham de conteúdos seguros, linguajar familiar e palavras diretas. A isso se somava seu dom pessoal de persuadir e convencer as pessoas. O gênero humano é um todo: corpo, alma, inteligência e emoções. Por essa razão, o venerável preferia cuidar da saúde espiritual, temporal e inteligível de seus ouvintes. Inúmeras vezes, pessoas de todas as idades paravam suas atividades para ouvi-lo, principalmente ao meio-dia e às 3 horas da tarde. Conhecidos e esperados eram os seus jargões: “Hoje, Bíblia”; “Hoje, Promoção Humana”. Afinal, somente o ser humano possui a imagem e semelhança de Deus. E o Verbo se fez carne, quando quis assumir a nossa imagem, exatamente para nos Educar à semelhança do Divino. Valham-nos as virtudes: a Prudência que não nos deixa cair na ignorância e nos faz agir de consciência esclarecida.
A Fortaleza nos mostra que somos dependentes de Deus: somente Ele é forte. A Temperança é o equilíbrio necessário ao convívio cotidiano. A Justiça é o termômetro humano que mede nosso caminhar para a santidade. A Fé verdadeira que nos faz crer na Trindade Una e Santa. A Esperança que nos faz superar as angústias e a Caridade é a Lei suprema do amor contido Evangelho; expressão máxima do Cristo Redentor: Humilde, Obediente e Verdadeiro.
Segundo as análises do venerável, o Mundo continua evidentemente dividido: “O que verdadeiramente bifurca a humanidade em dois arraiais contrários são as duas palavras: Crença e descrença”. Os que creem e os que fingem crer. Os fingidos são soberbos, desobedientes e mentirosos. E os verdadeiros cristãos, “livres da soberba, se voltem para Jesus Cristo e d’Ele recebam a luz da verdade e a graça Divina. Será o advento do ‘reino da justiça, do amor e da paz’.” Pois, a Humanidade sagrada do Verbo foi dilacerada, cravada e morta na Cruz. “Cristo é a nossa paz. Na sua carne derrubou o muro da separação: o ódio” (Ef 2,14). Assim Cristo se fez elo da união entre os humanos. Sabiamente nos ensina o Papa Francisco: “O diálogo é o oxigênio da paz”. Portanto, exercitemos a fé, a esperança, a solidariedade, a justiça e a paz!
O Apóstolo d’Aparecida e a Festa da Padroeira
O Venerável Pe. Vítor Coelho de Almeida muito se dedicou para levar as alegrias do 12 de outubro aos devotos em todos os lugares deste imenso país.
Venerável Pe. Vítor Coelho, missionário perseverante na evangelização!
A perseverança do Venerável nos ajuda a compreender que a vida sempre terá suas dificuldades e provações, mas que Deus nunca nos abandona.
Venerável Pe. Vítor: Sacerdote por vocação para servir ao povo de Deus
A consciência do grande dom da vocação, recebido na infância vivida no seminário, levou Pe. Vítor a doar-se totalmente no anúncio da copiosa redenção de Jesus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.