São muitos os afazeres de uma família e pode acontecer que a educação da fé fique para alguns momentos e até que seja delegada para a “fase da catequese nas Comunidades”. Sabemos que é na família que se aprende o valor da fé e como se relacionar com Deus. A família é a primeira catequista.
Destacamos aqui dois pontos que podem auxiliar as famílias a aproveitarem esse período para, junto com seus filhos, crescerem na fé.
1. Recuperar a história Bíblica, recontar, aprofundar o significado da Páscoa
Dedique um tempo com seus filhos, netos, sobrinhos para contar a História Bíblica. A Semana Santa é bem didática e a cada dia um pedaço da história é recordado.
Pensar que tudo foi feito por amor a nós. Entender que, no dia a dia, amar algumas vezes é corrigir, dizer não, e que compreender o amor que não é só alegria e presentes faz parte de vencer o próprio egoísmo e doar-se aos outros.
2. Valor do Amor que precisa gerar vida nova
A Páscoa, como celebração que nos recorda a vida nova, deve nos motivar a mudanças. Alterar aquilo que faz tempo que não fazemos da forma certa e buscar ser mais coerentes com o “ser cristão”, por exemplo, podemos ir mais vezes à missa ou dedicar mais tempo para a oração e não fazemos, ou podemos ser mais caridosos com os pobres e necessitados e não priorizamos. Vamos viver com a Páscoa vida nova de verdade!
A família é um lugar privilegiado de encontro com o Cristo. Ela tem um peso religioso e educativo insubstituível. Dificilmente, uma criança que não aprende a rezar com os pais, que não entende o amor de Deus pelos lábios dos pais terá, mais tarde, na vida adulta, sentimentos cristãos.
Então, ajude a criança a refletir sobre o valor e a importância desse período litúrgico. No site devotosmirins.com temos vários materiais que ajudam a explicar a Semana Santa. Acompanhe também as dicas para que possa educar na fé a criança perto de você. Se tiver um jovem em sua família vá com ele e veja vários vídeos no canal do youtube dos jovensdemaria.
Faça parte desses projetos. Leve Cristo para sua família. Ligue e cadastre a criança e o jovem de sua casa nesses projetos do Santuário Nacional.
O maior e melhor presente
Sem dúvida, durante o ano todo, presentes como educação, conforto, segurança estão na lista. Mas, há um tesouro que vale mais do que todos: a fé.
Adultização e a necessária atenção da família
“Adultização infantil” é um termo que está sendo muito utilizado nas mídias e que merece ser compreendido melhor.
A importância da música católica para crianças
A musicalização para crianças auxilia em várias áreas do desenvolvimento, desde a linguagem, a imaginação, a sensibilidade, a criatividade, a coordenação motora, a socialização, a atenção, a memória e a aprendizagem de conceitos e valores.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.