Quando pensamos na oração do Terço, logo nos vem Maria ao pensamento, pois essa é uma oração genuinamente mariana. Além disso, é preciso pensar também que, ao meditarmos os mistérios do Santo Terço, estamos relembrando os momentos da vida de Jesus, gravados na Sagrada Escritura, onde estão eternizados seus ensinamentos e seus feitos.
São João Paulo II, em sua encíclica Rosarium Virginis Mariae, falou sobre a importância do Terço e sua relação com Jesus. “A primeira coisa a notar é como o terço converge para o Crucificado, que desta forma abre e fecha o próprio itinerário da oração. Em Cristo, está centrada a vida e a oração dos crentes. Tudo parte d'Ele, tudo tende para Ele, tudo por Ele, no Espírito Santo, chega ao Pai.”
Ao continuar, na mesma encíclica, Papa João Paulo II reforça que é preciso “alargar o significado simbólico do terço também à nossa relação recíproca, recordando por meio dele o vínculo de comunhão e fraternidade que a todos nos une em Cristo.”
Um grupo do terço que vive essa realidade em seus encontros é o de Diadema (SP), coordenado por Carlos Alberto da Silva Neves, que faz parte do Terço dos Homens há 15 anos e é coordenador há 10. “Rezo o terço desde minha adolescência, é uma oração que me une a Nossa Senhora, que intercede junto a Jesus por mim”, conta Carlos.
Carlos e seu pai, Joaquim
“Nele faço meus pedidos, agradecimentos, me dá força para as minhas dificuldades, compartilho minhas emoções, me une com minha família e membros do meu grupo. Carrego o terço sempre comigo, se por algum motivo estou sem ele, me sinto despido. Entrego tudo nessa oração, pois tenho certeza de que assim nada vai me faltar”, explica o coordenador sobre sua relação com o Terço.
Em meio a orações e intenções, há nos encontros um momento para refletir sobre a Palavra de Deus. “Na medida em que o Rosário nos leva a contemplar os mistérios de Cristo (Gozosos, Dolorosos, Luminosos e Gloriosos), somos levados a aprofundar tudo o que a Sagrada Escritura nos ensina a respeito de nosso Senhor Jesus Cristo. O Rosário, bem meditado, é um verdadeiro mergulho na Palavra de Deus”, reflete o diretor espiritual do grupo de Terço dos Homens de Diadema (SP), Pe. Rafael Capelato, que é pároco da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, onde os encontros de oração acontecem.
Carlos conclui dizendo que, para ele, a oração do Terço “é uma ferramenta poderosa, auxilia na oração e meditação da Palavra, mais especificamente recordando sobre a vida de Jesus e Maria por meio da contemplação dos mistérios. Não substitui a Palavra, mas é um meio de se conectar com ela de forma mais profunda e pessoal”.
“Os encontros de oração levam a fortalecer o compromisso com Cristo, pela intercessão da Virgem Maria, tomando consciência sempre mais clara de nossa pertença a Deus e à Igreja. A oração pessoal é muito importante, mas a oração em grupo nos faz mais fortes na medida em que nos sentimos ainda mais pertencentes ao Corpo de Cristo, que é a Igreja”, reforça Pe. Rafael.
O pároco continua dizendo que “nada está acima da Santa Missa, onde o católico se alimenta da Palavra de Deus e do Corpo e Sangue do Senhor. Em seguida, dentre tantas formas de oração e devoção, o Rosário, sem dúvidas, é a mais importante. Essa oração singela e profunda nos leva a Jesus por Maria. Todo cristão católico que descobriu o valor do terço em sua vida cotidiana sabe do poder dessa oração, tamanhas as graças que Deus nos concede por meio da Virgem Maria”, finaliza.
Em sua primeira Audiência Geral, no dia 21 de maio de 2025, Papa Leão XIV falou sobre a oração do Terço como instrumento de paz: “gostaria de reiterar o convite da Virgem de Fátima: ‘Rezem o terço todos os dias pela paz’ […] Junto com Maria, peçamos que os homens não se fechem a este dom de Deus e desarmem seus corações”.
Seu antecessor, Papa Leão XIII, em sua encíclica Octobri Mense, também já falava do Santo Terço, salientando sua importância como oração para honrar a Virgem Maria: “entre a diversas formas e maneiras de honrar a divina Mãe, são de preferir aquelas que por si mesmas são julgadas mais excelentes e a ela mais agradáveis, apraz-nos expressamente apontar e vivamente recomendar o Santo Rosário”.
O grupo de Carlos, orientado pelo Pe. Rafael, se reúne todas as sextas-feiras, às 19h30, na Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, na cidade de Diadema (SP), para seus encontros de oração do Santo Terço.
Emílio e Wilson, ambos membros do Terço dos Homens, eram amigos e faleceram neste ano. O grupo dedica a eles esse texto
Homens do Terço vivenciam o Advento e o Natal com seus grupos
No Advento e Natal, grupos do Terço dos Homens vivem a fé com oração, novenas e solidariedade, preparando-se para acolher Jesus.
Terço dos Homens: um chamado à contemplação do Rosário
A oração do Terço fortalece a vida dos homens que participam do grupo de Terço dos Homens de Ivaí (PR), que há 12 anos rezam juntos.
Terço dos Homens oferta alimentos durante gesto concreto no 3º dia da Novena da Padroeira
No 3º dia da Novena da Padroeira do Brasil, o Terço dos Homens da cidade de Aparecida (SP), marca presença no momento da entrega do gesto concreto.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.