A oração do Santo Rosário é um gesto de devoção mariana que nos aproxima de Cristo, meditando os mistérios de sua vida terrena. Na história de um homem do terço há sempre um início, um momento em que essa oração se tornou parte do seu dia a dia. Essa é a história de Luiz Carlos Lazaretti, de Ivaí (PR), que iniciou encontros semanais com seu grupo há mais de uma década.
“Há 12 anos, num final de semana, estava em Mandaguaçu (PR), na casa do meu sogro, e um sobrinho dele da cidade de Jussara (PR) foi visitá-lo. Conversamos bastante, e ele me contou que tinham iniciado o “terço dos homens” em sua cidade, mas que não sabiam se estavam rezando da maneira correta”, relembra o coordenador do Terço dos Homens de Ivaí (PR), Luiz Carlos Lazaretti.
“Foi então, que lhe falei do Irmão Viveiros, contei que ele estava em minha cidade, de férias, visitando os familiares, e me comprometi em conversar com o Irmão e dar um retorno se estava certa a forma que estavam rezando”, continua Luiz, contando sobre como se deu seu primeiro contato com o Terço dos Homens.
“[Irmão Viveiros] disse estar certa a forma que conduziam o terço dos homens na cidade de Jussara, e ainda me presenteou com dois terços, um enviei para o primo da minha esposa, o outro, coloquei na gaveta da escrivaninha do meu consultório (sou dentista)”, recorda o coordenador.
Aquele presente se tornou a semente que germinou no coração de Luiz Carlos como uma ideia: iniciar o Terço dos Homens em sua cidade. “Lembro que convidei cinco homens para iniciar o Terço dos homens, mas naquele primeiro dia, não tinha apenas cinco, e sim, vinte e dois homens, que convidaram outros amigos, e assim, a cada encontro só aumentava os participantes”, relata Luiz com muita alegria.
“Esposas que foram me agradecer e relatar as mudanças positivas do esposo após frequentar o terço, também ajudamos várias pessoas, famílias da nossa comunidade que passavam por momentos difíceis, situações de necessidade, pois em cada encontro fazemos uma coleta em dinheiro, valor doado de coração e que nos proporciona realizar gestos concretos. 'A fé sem obras é morta' (Tg 2,26)”, conta o homem do Terço.
Com a crescente procura por oração, o grupo cresceu e se tornou um grande exemplo da força da fé orante. “Passados 12 anos, firmes na fé, o Terço dos Homens segue sua caminhada, todas as terças-feiras às 19h na Igreja Nossa Senhora do Rosário, com a participação de aproximadamente oitenta homens de nossa comunidade e de portas e coração aberto para receber novos membros”, conclui Luiz Carlos.
Esse relato é um pequeno lembrete que, toda ação, quando feita a partir de um ato de fé verdadeira, como um gesto de bondade, pode frutificar e gerar muitas coisas boas. “O Rosário é como que um rebento que germinou sobre o tronco secular da Liturgia cristã, qual "Saltério da Santíssima Virgem", com que os humildes se pudessem associar ao cântico de louvor e à intercessão universal da Igreja.” (Marialis Cultus, 48)
Terço dos Homens oferta alimentos durante gesto concreto no 3º dia da Novena da Padroeira
No 3º dia da Novena da Padroeira do Brasil, o Terço dos Homens da cidade de Aparecida (SP), marca presença no momento da entrega do gesto concreto.
O Terço dos Homens celebra a Festa da Padroeira do Brasil
Em celebração à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, os grupos do Terço dos Homens intensificam sua devoção por meio da participação na novena.
Rezar o Terço é ser levado a Jesus por Maria
A oração do Terço é profundamente mariana, mas também cristocêntrica, pois ao meditar seus mistérios, os fiéis contemplam a vida de Jesus narrada na Sagrada Escritura.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.