Por Redação A12 Em Jornal Santuário Atualizada em 06 AGO 2020 - 16H01

Alimentação saudável combate o colesterol

Praphab Louilarpprasert/ Shutterstock
Praphab Louilarpprasert/ Shutterstock


Considerado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia como grave problema de saúde pública, o colesterol alto não tem sintomas, a menos que a situação seja grave. Há dois tipos de colesterol: o “bom” (HDL) e o “ruim” (LDL). O consumo de fibras solúveis ajuda a reduzir a absorção de colesterol na corrente sanguínea. Esse tipo de fibra é encontrado em alimentos como aveia, maçã, pera, ameixa e feijão.

Leia MaisPor que ter uma alimentação saudável?

Para quem tem hipercolesterolemia familiar, ou seja, quem tem o problema de colesterol alto por origem genética, a doença faz com que essas pessoas estejam sujeitas ao infarto precoce, que ocorre antes dos 30 anos e, em alguns casos, até na adolescência.

Embora não haja estatísticas, a estimativa é que uma em cada 250 pessoas apresente o problema que, se não identificado e tratado, provoca um número muito grande de mortes evitáveis, e principalmente entre os jovens.

Peixes como truta, sardinha, atum, salmão, linguado, entre outros, são aliados contra o colesterol alto, pois contêm altos níveis de ômega-3, os "ácidos gordos", que podem reduzir a pressão arterial e o risco de desenvolvimento de coágulos sanguíneos. Outros alimentos que ajudam a manter o bom colesterol são azeite de oliva, castanhas, iogurtes e suco de laranja.

:: “Dietas podem afetar desenvolvimento de jovens”, diz médica


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Jornal Santuário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...