Por Pe. Evaldo César de Souza, C.Ss.R. - Jornal Santuário Em Artigos Atualizada em 14 AGO 2019 - 10H08

Como posso ter certeza de que Deus me escolheu para realizar seus projetos?

Minerva Studio/ Shutterstock
Minerva Studio/ Shutterstock


Aproveito o clima do mês vocacional para ajudar a pensar sobre uma questão de uma profundidade imensa, que trata da existência humana, à luz da fé, pois une os planos de Deus com as decisões humanas.

Para quem crê, e imagino que nós cremos, existe sim um projeto, um plano de amor, traçado por Deus, para cada uma das criaturas que ele um dia desejou que viesse habitar no mundo. Nada acontece por acaso para quem acredita em Deus! E, pela revelação da fé, podemos dizer que uma coisa é certa: você é uma pessoa escolhida para realizar o projeto de Deus. Aliás, não só você, mas cada um de nós é escolhido para realizar o projeto de Deus para o bem da humanidade.

Leia Mais"Quando meu dom colabora para a vida do outro, nisso está a realização da minha vocação"Já nos disse o profeta Jeremias: “Antes que você nascesse, eu já te conhecia, eu te consagrei” (Jr 1,5). E é assim mesmo! Deus traçou para cada um de nós um caminho de vida. Quando compreendemos e respondemos aos apelos do Pai, estamos construindo uma vida que é testemunho para outras pessoas.

Ser escolhido por Deus não é privilégio de padres e freiras não. Todo cristão é chamado para exercer algum ministério na Igreja, seja um trabalho missionário ativo ou seja um oferecimento silencioso na oração pela Igreja e pelos seus trabalhos.

Podemos dizer com certeza que o casamento é uma vocação, a vida religiosa é vocação, ser um leigo ou leiga consagrados é vocação. Por isso mesmo, quando resolvemos fazer algo pelo Reino de Deus, não podemos querer reconhecimento ou glória. Nada mais fazemos do que nossa obrigação de cristãos.

Deus nos capacita, envia-nos e nos abençoa... basta o deixarmos agir e seguir suas instruções!

Por isso, antes de mais nada, é preciso rezar e meditar muito para descobrir qual será a melhor maneira de colaborar com o Reino de Deus. Cada um tem um dom especial doado por Deus. Peça ao Espírito Santo para esclarecer a você quais são suas qualidades e ofereça-as para o crescimento da Igreja. Não existe ninguém que nada tenha para ofertar. Geralmente, nossos dons humanos indicam qual o papel cristão que Deus me pede para auxiliar na vida da Igreja. Quando entregamos o que somos nas mãos de Deus, ele realiza, por meio de nossas mãos, muita coisa boa e transformadora.

Então que tal arregaçar as mangas e trabalhar um pouquinho para que outras pessoas conheçam as coisas maravilhosas escondidas na Palavra de Deus? Que tal tornar-se uma missionária em sua comunidade? Tenho certeza de que quanto mais você se doar por amor, mais nítido ficará qual o projeto que Deus sonhou para sua vida. Doando-se para o bem, você descobrirá que foi escolhida para ser luz entre os povos e sal que tempera a sociedade. Aguardar uma certeza absoluta da parte de Deus, esperar um sinal incontestável que lhe indique qual sua vocação é esperar inutilmente.

Tudo em Deus acontece no caminho. Comece a oferecer-se a Ele e, aos poucos, será possível entender melhor qual o projeto de vida que o Senhor preparou para você.

Escrito por
Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R, diretoria da Fundação Nossa Senhora Aparecida (FNSA) (TV Aparecida)
Pe. Evaldo César de Souza, C.Ss.R. - Jornal Santuário

Jornalista e missionário redentorista

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.