Por Carolina Alves Em Notícias Atualizada em 21 AGO 2019 - 15H11

Museu de Taubaté (SP) reproduz mundo de Monteiro Lobato

Uma boneca falante, um sabugo amante de livros e repleto de cultura, uma menina de nariz arrebitado, um garoto destemido e aventureiro, uma avó contadora de histórias e uma senhora cozinheira de mão cheia. Tais características são familiares e podem ser encontradas em diversas peripécias literárias ocorridas no Sítio do Pica-Pau Amarelo

Entretanto, na Capital Nacional da Literatura Infantil, Taubaté (SP), esse conjunto que é parcela da cultura brasileira sai do imaginário para ganhar vida no cenário que inspirou as obras de José Bento Monteiro Lobato.

Eduardo Gois
Eduardo Gois
Casarão localizado em área verde de 18 mil metros quadrados, onde se encontra a famosa jaqueira citada por Lobato, no pomar da Dona Benta


Criado em 1952, o
Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato relembra a época em que o pequeno Lobato brincava entre as árvores da chácara do avô, José Francisco Monteiro, o visconde de Tremembé. Após um longo período de restauro, promovido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), o casarão estruturado em taipa de pilão foi aberto ao público em 1981, apresentando o mundo do escritor pioneiro da literatura infantil.

O museu oferece aos visitantes o aprendizado por meio do entretenimento, uma vez que os próprios protagonistas contam sobre a vida e a obra do autor, utilizando encenações, atividades lúdicas e sessões teatrais. Como monitores, conduzem um passeio pela casa, que abriga objetos e fotos de Lobato, além de uma exposição de painéis. Há ainda um espaço para leitura e a brinquedoteca, que recebe oficinas de arte aos finais de semana.

Sítio do Pica Pau Amarelo_EduardoGois

A iniciativa foi proposta no final da década de 80, pela então coordenadora do museu e diretora da Escola de Artes Maestro Fêgo Camargo, de onde provêm os estagiários de Artes Cênicas que interpretam os personagens, juntamente com os alunos da Faculdade Santa Cecília (Fasc), de Pindamonhangaba (SP). 

Leia MaisBíblia para crianças é ferramenta de aproximação inicial com Deus Todavia, não são apenas os ícones do escritor que divertem a população. O casarão é o mínimo dentro de uma área verde de 18 mil metros quadrados, na qual se encontram a antiquíssima jaqueira citada nas páginas produzidas por Lobato, bem como o pomar da Dona Benta. O local ainda possui um playground, réplicas em tamanho original dos personagens e serve de palco para piqueniques semelhantes aos narrados nos livros. O espaço recebe cerca de 10 mil visitantes mensais, o que faz do museu o quinto mais frequentado do estado de São Paulo. 

O Museu traz aos visitantes práticas envolventes para crianças. É oportunidade de não ficar apenas na internet para ter o prazer de degustar, pegar um livro, virar uma página, descobrir através das histórias, as personagens do mundo encantado de Monteiro Lobato.

:: Conheça Livros Infantis da Editora Santuário

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Carolina Alves, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.