Por André Somensari Em Notícias Atualizada em 21 MAR 2018 - 16H41

Padre Rogério Gomes lança livro sobre espiritualidade e autoconhecimento

A vida espiritual é um caminho de autoconhecimento, que se desenvolve no decorrer da vida, quando cada pessoa toma consciência da importância da espiritualidade em sua existência e se propõe a elaborar e a percorrer um itinerário com a finalidade de otimizar sua relação com Deus, consigo, com o outro e com o mundo.

Visando levar ao público uma obra que alie espiritualidade com autoconhecimento, a Editora Santuário lança este mês o livro “Em busca de um caminho interior: os diversos modos de se encontrar com Deus e consigo mesmo”, de padre Rogério Gomes, missionário redentorista.

A obra, de 224 páginas, oferece pistas para aqueles que desejam fazer a experiência profunda de Deus. Partindo dos elementos simples da vida cotidiana, o autor convida o leitor a se tornar um peregrino em um itinerário de encontro consigo, com o outro e com Deus. A equipe do Jornal Santuário conversou com o autor acerca de seu novo livro, que nos contou mais detalhes na entrevista abaixo:


O que motivou o senhor a escrever o livro "Em busca de um caminho interior"?

Padre Rogério Gomes – A motivação que me levou a escrever esse livro foi a de compartilhar com outras pessoas minha experiência de Deus. A obra nasceu, a partir de um retiro espiritual que fiz em 2001. No local havia uma longa estrada de chão batido; depois das colocações do assessor, eu saía a caminhar para minhas meditações e orações. Na metade do retiro, veio-me uma grande inquietação interior. Depois de uma longa caminhada, sentei-me sobre uma pedra. Parecia que eu necessitava colocar algo para fora de mim. Era fim de tarde, o sol estava se pondo, quando comecei a escrever a história do peregrino, a base capítulo I. Na verdade, eu era o próprio peregrino, que encontrou os personagens e dialogou com eles. Foi uma experiência de confronto-encontro comigo, com minhas próprias realidades existenciais, com minha própria fé e com Deus. Portanto, todo o texto é resultado de um caminho espiritual que fui elaborando e percorrendo. Nesse sentido, escrevi o livro como um instrumento de ajuda a quem quer fazer um caminho de encontro consigo e com Deus.

O livro é dividido em 7 partes, abordando oração, retiro espiritual, o silêncio, entre outros assuntos. Conte-nos brevemente sobre o que é abordado em cada parte do livro?

Padre Rogério Gomes – A estrutura do livro constitui um itinerário para o leitor. Ele é convidado a começar uma peregrinação interior e a encontrar as diferentes realidades dentro de si. Esse processo de escutar as vozes interiores e a voz de Deus requer silêncio. Ele é fundamental, porque nos permite identificar nossas questões interiores, confrontá-las e trabalhá-las. Nesse sentido, o retiro se apresenta como um tempo oportuno (kairós) de pausa, para abastecer as próprias energias físicas e espirituais. O ser humano necessita de parar para escutar as vozes que clamam Leia MaisCampanha da Fraternidade tem mais de meio século de históriaViolência é tema central da Campanha da Fraternidade de 2018dentro de si, nomeá-las, dialogar com elas para chegar a um equilíbrio interior. Caso contrário, torna-se fragmentado, frágil e vai se tornando árido espiritualmente. A oração é fundamental nesse processo, uma vez que é dialogo e encontro com Deus. O encontro com o divino é encantador, renovador, sanador de nossas feridas interiores. Esse processo todo se conclui de modo celebrativo. Quem faz uma experiência de Deus celebra e agradece o que experimentou, e, nesse sentido, o tempo litúrgico é mistagógico, ao nos tomar pelas mãos e ao nos ajudar a experimentar o mistério de nossa fé, a paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Na introdução do livro, o senhor afirma que a metanoia (mudança de coração e mentalidade) é o primeiro efeito da espiritualidade como manifestação do Espírito na existência humana. Conte-nos mais sobre essa ação do Espírito e de como ela ocorre em nós?

Padre Rogério Gomes – Nas Sagradas Escrituras, o Espírito sempre atua em situações caóticas, fazendo renovar todas as coisas. Sua ação nos provoca a transformar nosso modo de ser e de agir enquanto pessoa e cristão, tornando-nos homens e mulheres novos, de acordo com o Evangelho. Esse é o sentido da pergunta de Nicodemos a Jesus: como é possível o homem sendo velho nascer de novo? O Mestre responde que é necessário nascer da água e do Espírito (Jo 3,4-5). A ação do Espírito provoca o homem e a mulher crentes sempre a aprofundarem a própria fé, em uma atitude de escuta, autocrítica e reverência a Deus. Essa ação leva-os não a permanecerem em uma fé intimista, mas a serem sal, luz e fermento (Mt 5,13-14; Mt 13,33) na sociedade, isto é, a colocarem o evangelho em ação, onde atuam, como possibilidade de transformar o mundo, conforme o desejo de Deus, para que todos vivam bem e felizes.

Adquira o livro “Em busca de um caminho interior: os diversos modos de se encontrar com Deus e consigo mesmo” pela loja virtual (e-commerce) da Editora Santuário, acessando www.editorasantuario.com.br.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Somensari , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...