Por Editora Santuário Em Jornal Santuário Atualizada em 30 SET 2019 - 15H00

Conheça sete curiosidades sobre São Francisco de Assis

São Francisco de Assis foi uma das personalidades mais vibrantes e intensas da Idade Média. Nascido em Assis, na Úmbria (Itália), em 1182, ouviu o chamado de Deus na capela de São Damião, por meio da frase repetida três vezes: “Vá, Francisco e restaure minha casa”.

Filho de um rico comerciante, fez votos de pobreza, abandonando todos os prazeres mundanos e entregando-se ao serviço de Deus em dos mais necessitados. Em 1204, funda a "Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis", depois reconhecida pelo Papa como a Ordem dos Franciscanos.

Descubra outros sete fatos sobre a vida deste grande exemplo de santidade.

Shutterstock
Shutterstock


1. São Francisco de Assis é lembrado em 4 de outubro.

2. Sua vida já foi celebrada nas artes, no drama, na poesia, na música, na literatura e na arquitetura.

3. É o padroeiro dos animais e da natureza e conhecido por ser o “santo dos pobres”.

4. Utilizava palavras, símbolos e gestos habilmente para transmitir os ensinamentos de Jesus Cristo. - Um dos exemplos é o sermão pronunciado na praça de Bologna (agosto de 1222), em que explicou os mistérios do Evangelho de uma forma atraente e persuasiva. Suas palavras e vestimentas restauraram a paz à cidade que estava dividida e conturbada.

5. Foi o criador do presépio, ao representar a partir de figuras vivas como foi o nascimento de Jesus.

6. Em 1225 São Francisco compôs o cântico das criaturas também conhecido como Cântico do irmão Sol. - A penúltima estrofe, sobre perdão e amor, escrita um ano depois, impediu o início de uma guerra civil.

7. Foi canonizado em 16 julho de 1228, por Gregório IX.

Publicada no Brasil pela Editora Santuário, a obra Francisco de Assis – História e herança - reúne vários artigos sobre a vida do santo que foi e continua sendo inspiração para inúmeras pessoas de todo o mundo por sua alegria, generosidade e seu credo de amor incondicional ao próximo. 

francisco_de_assis_1449843179 

facebook_2 instagram_2 twitter_4

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Editora Santuário, em Jornal Santuário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.