De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC), os animais são criaturas de Deus, ou seja, foram desejados e pensados pelo Pai Criador. Leia MaisSão Francisco de Assis: o Santo que inspira o Papa
São Francisco ficou justamente conhecido pela forma com que pregava o amor e cuidado para com tudo o que Deus criou, inclusive aos animais e a natureza. Por isso, é considerado o Padroeiro da ecologia e dos animais.
Uma entre as diversas histórias contadas sobre ele diz que os pássaros gostavam de ficar ao seu redor e reagiam como se ouvissem aquilo que era pronunciado por ele.
Nesse sentido, a Igreja ensina que:
"...Os animais, como as plantas e os seres inanimados, estão naturalmente destinados ao bem comum da humanidade passada, presente e futura. O uso dos recursos minerais, vegetais e animais do universo não podem ser separado do respeito pelas exigências morais.
O domínio dado pelo Criador ao homem sobre os seres inanimados e os seres vivos não é absoluto; é medido por meio da preocupação pela qualidade de vida do próximo, inclusive das gerações futuras; exige um respeito religioso pela integridade da criação". (CIC, §2415)
Conheça mais sobre a vida de São Francisco de Assis neste episódio de Cartas Santas:
Dogmas da Igreja: o Papa é infalível quando se pronuncia 'ex catedra'
Conheça os dogmas da Igreja que são afirmações de fé em relação ao Papa. Leia mais!
Por que celebramos a Exaltação da Santa Cruz com alegria?
Celebramos na Festa da Exaltação da Cruz a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Saiba mais!
"Ação Missionária Sem Fronteiras" reúne jovens de todo o Brasil em PE
O objetivo é incentivar o protagonismo missionário e fortalecer os laços entre os jovens de todo o país.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.