Por Jovens de Maria Em Notícias Atualizada em 24 JAN 2018 - 15H00

Arquidiocese do Rio e CNBB promovem celebração de 1 ano da JMJ Rio2013

jmj_1_1

No dia 23 de julho, a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro completa um ano. Em comemoração a data, a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Comissão para a Juventude da CNBB preparam uma série de eventos que acontecem no decorrer do mês.

Arquidiocese do Rio – Para celebrar um ano do Rio2013, a Arquidiocese criou a hashtag #1anoJMJRio para ser usada em publicações nas redes sociais relativas ao evento e ao longo desse período de pós-jornada.

jmj_2Dia 15 de julho será inaugurada no Largo Carioca uma exposição itinerante de fotos. Cerca de 40 imagens ficarão espalhadas pela cidade, nas igrejas, ruas e shoppings. O objetivo é estimular a população a reviver os dias da JMJ.

No dia 18 de julho, às 19h, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, presidirá a benção das réplicas dos símbolos da JMJ - cruz peregrina e ícone de Nossa Senhora - na Praça da Medalha Milagrosa, na Tijuca. As réplicas seguirão em peregrinação pelos vicariatos a partir do dia 19 de julho.

Um ano da vinda de Francisco – Para celebrar a visita do Santo Padre ao Brasil, será realizado um evento na Quinta da Boa Vista, no dia 26 de julho das 13h às 19h. O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, presidirá missa no local às 18h.

Guia de Celebração – A Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional lançou uma apostila com sugestões práticas de como celebrar o primeiro aniversário da JMJ Rio 2013. Em carta, Dom Eduardo Pinheiro, Presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, sugere dois momentos de comemoração: uma Celebração e um Mural de Partilha.

celebrando_jmj

No guia constam cânticos, orações e depoimentos. Ele pode ser acessado e baixado através do link: https://www.jovensconectados.org.br/wp-content/uploads/2014/07/Celebracao_1_ano_JMJ_Brasil.pdf.

Veja abaixo a carta escrita por Dom Eduardo:

1º. Ano da JMJ Rio 2013:

ação de graças, alegria, partilha, impulso missionário!

Queridos jovens de todo o Brasil! Há um ano nosso país vivia um de seus momentos mais marcantes: a JMJ Rio 2013. Foi um momento de graça, de alegria e de fortalecimento da nossa vocação cristã. Para celebrar este primeiro aniversário, apresentamos-lhes duas propostas: uma Celebração e um Mural de Partilha.

celebração a ser realizada no próximo dia 27 foi elaborada pela Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional e é uma sugestão de como poderemos marcar este dia, com a juventude local. O esquema se encontra aqui.

mural de partilha quer ser um espaço especial de registro das inúmeras novidades semeadas pelo Espírito Santo neste tempo de graça. Para isso, você e seu grupo (expressão, paróquia, diocese, etc.) são convidados a postar as EXPERIÊNCIAS MISSIONÁRIAS que surgiram ou se fortaleceram desde a Peregrinação dos Símbolos da JMJ em nosso país. Temos certeza de que esta partilha fornecerá sugestões e fortalecerá os grupos e as comunidades em vista dos jovens. Então, participe. Envie uma síntese da sua experiência com a tag #1anoJMJRio, descrevendo sobre o projeto/atividade e alguns de seus detalhes (expressão juvenil responsável, local, objetivos, processo, pessoas beneficiadas, ressonância eclesial e social etc).

Vamos marcar história com esta celebração e partilha! Vamos lá! Queremos festejar as coisas bonitas que estão acontecendo pelo nosso país!

Leia também: Dom Eduardo Pinheiro convida a Igreja a celebrar um ano da JMJ Rio 2013

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...