Crescendo na Fé

Por que rezar pelos mortos?

Everton Lucas (Fotos Everton Lucas)

Escrito por Everton Lucas

20 ABR 2016 - 09H49 (Atualizada em 04 JAN 2023 - 16H01)

Gustavo Cabral
  • Este é um hábito que todo católico deveria ter, e que, quase sempre, acaba passando despercebido ou, então, esquecido após as missas de sétimo dia. 

Termos o compromisso de rezar pelos mortos é algo de extrema importância. No entanto, muita gente por aí tem medo da morte. Criou-se uma imagem, como daquela caveira com a foice que vem ceifar a vida das pessoas, como sendo algo ruim.  De fato, nos apegamos tanto a esta vida material que temos medo do que virá depois que partirmos para a eternidade. Leia MaisPodemos pedir o perdão dos pecados das almas do Purgatório?O que é o "limbo"? É o mesmo que purgatório?O que é purgatório?

Santa Teresinha do Menino Jesus dizia que “a vida é um instante entre duas eternidades”, tendo em vista que o tempo de Deus é muito diferente do nosso chronos, este período, longo ou curto, que passamos na terra é um instante que Deus nos dá para cumprirmos com a Sua vontade encarnando como homens e mulheres.

Mas, como a maioria de nós ainda não tem esta compreensão, a morte se tornou um acontecimento temível. Com isso, chega o medo de perder alguém querido, familiar ou mesmo de ver sua vida terrena acabar. É uma aflição que todo mundo passa, às vezes até de forma velada, mas que sempre dá aquele frio na barriga só de pensar. 


Mas, por que rezar por quem já “passou dessa pra uma melhor”?

A própria Doutrina da Igreja vai nos ensinar que este é papel de todo cristão. Rezar por quem já se foi. O Corpo Místico da Igreja é formado por três partes: Igreja Militante, Igreja Padecente e Igreja Triunfante. Estas três partes se complementam e mutuamente estão em comunhão. Forma-se aqui uma corrente de oração que sustenta a fé da Igreja Católica na comunhão dos santos, não compreendendo somente aqueles que foram canonizados e são conhecidos.

A Igreja Militante somos nós, que aqui estamos vivos militando na terra em busca da santidade. A Igreja padecente é composta por aqueles que já morreram e se encontram em uma situação que necessitam de purificação, o que nós chamamos de purgatório. E a Igreja Triunfante são aqueles que já faleceram, mas que já gozam as alegrias celestes na eternidade, pois em vida conseguiram fazer a vontade de Deus.

Esta relação entre as três Igrejas funciona desta forma: a Igreja Triunfante está em constante intercessão pela Igreja Militante (nós) e esta deve estar em constante oração pela Igreja Padecente, a fim de que haja a purificação que as almas esperam no purgatório. É aqui que vamos ver o tamanho da importância de nós rezarmos pelas pessoas que já faleceram, uma vez que não sabemos ao certo onde essa pessoa se encontra, se já na Glória celeste ou na espera por purificação.

Por isso, rezar pelos mortos deveria ser um costume diário. A purificação das almas depende muito de nossas orações como Igreja Militante. Não ficando somente nas missas de sétimo dia, um mês ou um ano. Temos que oferecer nosso sacrifício todos os dias pelos que já foram, especialmente pelos nossos familiares antepassados. Ah, e não precisa ficar com medo, porque morto nenhum virá puxar os pés durante à noite.

Confira dicas de como criar esse hábito:

  • Perca esse preconceito de que a morte é algo ruim e que dá medo mexer com os mortos. A oração é a melhor coisa a se fazer por quem já faleceu. Esta alma lhe será grata.
  • Lembre-se de seus parentes falecidos quando estiver na Santa Missa, por exemplo, no decorrer da oração que o sacerdote dedica às almas.
  • Estimule no seu grupo de oração, pastoral ou grupo de jovens, esse tipo de hábito. Uma oração comunitária pelos mortos também enriquece o espírito de um grupo e faz com que esse preconceito seja desmistificado.  

    Memorial dos Devotos:

    No Santuário Nacional você encontra o Memorial dos Devotos, espaço com a proposta de eternizar os fieis defuntos que contribuíram com a Família dos Devotos.

    Aqui
    é possível também acender uma vela pelo devoto falecido.

Escrito por
Everton Lucas (Fotos Everton Lucas)
Everton Lucas

Apresentador e estudante de comunicação.

10 Comentários

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Everton Lucas, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...