Por Jovens de Maria Em Jovens de Maria Atualizada em 16 ABR 2020 - 14H01

7 vezes em que Deus fez ouvir a Sua voz

Procurar escutar a voz de Deus é compreender a profundidade do que é ter um Pai. Conforto da nossa alma, direção da nossa vida, nossa alegria e esperança.

Shutterstock/ Chat Karen Studio
Shutterstock/ Chat Karen Studio


No dia dedicado à Voz, nos deparamos com várias passagens bíblicas que relatam a proximidade de Deus com Seus filhos.

Confira 7 vezes em que Deus permitiu escutarmos a Sua voz!

1- Noé

É sempre bom recordarmos - sempre - o que Deus fez na vida de Noé. Encontramos nela fidelidade e um coração dócil, terreno fértil para ser o recomeço da humanidade:

“Entra na arca com toda a tua família, porque vi que és justo diante de mim nesta geração. De cada animal puro, toma contigo sete casais, o macho com a fêmea; dos animais impuros um casal, o macho com a fêmea. Também das aves do céu, sete casais, macho e fêmea, para perpetuar sua raça sobre toda a terra. Porque daqui a sete dias farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites; exterminarei da face da terra todo ser vivo que fiz”. (Gn 7, 1-6)

2- Moisés

shutterstock
shutterstock


Moisés era um pastor de rebanhos e, ao escutar a voz de Deus, é convidado a ser um instrumento para a libertação do povo hebreu, que era oprimido pelos egípcios.

“Eu vi, eu vi a miséria de meu povo no Egito e ouvi o clamor que lhe arrancam seus opressores; sim, conheço suas aflições. Desci para libertá-lo das mãos dos egípcios e levá-lo daquela terra para uma terra boa e espaçosa, terra onde corre leite e mel, para o lugar onde habitam o cananeu, o heteu, o amorreu, o ferezeu, o heveu e o jebuseu. O clamor dos israelitas chegou até mim; e vi também a opressão com que os egípcios os oprimem. Agora, pois, vai! Eu te envio ao faraó para que tires do Egito meu povo, os israelitas”. (Ex 3, 7-10)

3- Samuel

Samuel já era uma resposta às orações de Ana, sua mãe, que pedia a graça de conceber um filho. O profeta agora, escuta a voz de Javé e segue suas orientações em todas as circunstâncias, sendo, assim, sinal de Deus para o povo hebreu.

Então Javé veio, pôs-se junto dele e o chamou como das outras vezes: “Samuel, Samuel!” Então Samuel respondeu: “Falai, que vosso servo escuta!” Javé disse a Samuel: “Vou fazer em Israel uma coisa tal que a todos que a ouvirem retinirão os dois ouvidos. (1 Sm 3, 10-11)

4- Débora

Uma das mulheres mais conhecidas da Bíblia, no Antigo Testamento. A profetisa escutava a voz de Deus e instruía o povo. Em um momento desafiador em Israel, coragem não faltou para Débora.

"Ela mandou chamar Barac, filho de Abinoem, de Cedes em Neftali, e lhe disse: Javé, Deus de Israel, deu esta ordem: ‘Vai, marcha para o monte Tabor e leva contigo dez mil homens dos filhos de Neftali e de Zabulon. Na torrente do Quison, eu atrairei a ti Sísara, o general do exército de Jabin, com seus carros e suas tropas e o entregarei em tuas mãos’”. Mas Barac respondeu-lhe: “Se vieres comigo, eu irei; mas se não vieres comigo, não irei”. Ela respondeu-lhe: “Sim, irei contigo; mas não será tua a honra da expedição que realizas, porque é nas mãos de uma mulher que Javé entregará Sísara”. Débora levantou-se e foi para Cedes com Barac." (Jz 4,6-9)

5- Gedeão

Não tão conhecido, mas tão importante quanto. Gedeão libertou Israel dos maldianistas. O guerreiro nos ensina que Deus escolhe os mais simples e são dóceis à Sua voz para, assim, cumprirem sua vontade. 

"Javé voltou-se para ele e disse: Vai com esta tua força. Tu livrarás Israel das mãos dos madianitas. Não sou eu que te envio?” (Jz 6, 14)

6- Maria

Shutterstock-Por Renata Sedmakova
Shutterstock-Por Renata Sedmakova


Aquela que encontrou graça diante de Deus, nossa Mãe e melhor amiga, não poderia faltar não é mesmo? Maria sempre escutou a voz de Deus e sua resposta não poderia ser mais agradável a Ele do que essa.

Disse então Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra”. (Lc 1,38)

7- Paulo

Por fim, Paulo, um dos pilares da Igreja, ao lado de Pedro. Ao escutar a voz de Deus, Paulo vê a proximidade de um Pai com seu filho, como Deus sente as nossas alegrias e dores.

"Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: 'Saul, Saul, por que me persegues?' 'Quem és tu, Senhor?' – perguntou. Ele disse: 'Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Mas levanta-te, entra na cidade, e aí vão te falar o que deves fazer' (At 9, 4-6)

Destacamos estes 7 exemplos para te motivar a buscar escutar a voz de Deus também! Está pronto? 

<< Curtiu esse post? Compartilhe com seus amigos. >>

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Jovens de Maria

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.