Por Jovens de Maria Em Comportamento Atualizada em 18 JAN 2018 - 12H43

10 sinais de que você precisa se hidratar melhor

Todo mundo sabe que a água é essencial para o organismo humano. Mas fato é que, muitas vezes, a gente não toma a quantidade suficiente para hidratar nosso corpo. Separamos, então, 10 sinais pra te ajudar a identificar se você está tomando a quantidade necessária ou se precisa se hidratar melhor.

beber_agua
1- Sua boca está seca?
Pode parecer meio óbvio, mas este é um sinal comum de ingnorarmos, pois mesmo que você beba suco ou coisa do tipo, você ainda continuará precisando de água. Ela lubrifica as membranas mucosas da boca e da garganta, o que faz com que a sua boca fique úmida por muito mais tempo. Além disso, ajuda nas cordas vocais.

2- Sua pele está seca?
A pele é o maior órgão do seu corpo e é inevitável que precise ser hidratada. A pele seca é um dos primeiros sinais da desidratação e isso pode piorar. A falta de água leva à falta de suor, ou seja, o seu corpo não consegue expulsar os óleos e líquidos ruins do corpo.

3- Seus olhos estão secos?
Sem água seus olhos ficam secos, o conhecido olho vermelho fica mais frequente e os canais lacrimais secam. Sem as lágrimas o seu olho não consegue limpar a retina corretamente, o que pode acarretar problemas.

4- Você sente dores nas articulações?
Nossos discos de cartilagem e espinhais são 80% compostos de água. É ela que impede que os movimentos bruscos, como correr e saltar, não danifiquem as articulações.

5- Sua massa muscular diminuiu?
Mais da metade da massa muscular é formada por água, ou seja, menos água, menos massa muscular. Por isso é tão importante se hidratar antes, durante e depois do treinos de musculação ou exercícios físicos. Ele o mantém hidratado, diminui o risco de dores por conta do esforço feito e ainda traz benefícios para diversas partes do corpo.

6- Fica doente frequentemente?
A água ajuda o seu corpo a liberar as toxinas mais facilmente, ela é o “combustível” que faz o seus órgãos filtrarem resíduos. Quando não há água, o corpo começa a buscá-la em outras fontes, como o sangue, o que gera num novo conjunto de problemas.

7- Se sente cansado?
bocejo

O corpo desidratado pede água “emprestada” do sangue. Isso faz com que os níveis de água e oxigênio diminuam, causando sonolência e fadiga. Essa falta de resistência significa que você pode acordar às 14h e ainda vai achar cedo, e café não vai ajudar mais.

8- Você sente muita fome?
Quando você está desidratado, o seu corpo começa a achar que você precisa de um pouco mais de comida, e isso acontece durante o dia ou a noite. Mas, comer é dar mais trabalho para o corpo, enquanto beber água fornece o combustível para os órgãos continuarem a funcionar da maneira correta.

9- Tem problemas digestivos?
Sem a hidratação necessária, a quantidade de muco no estômago diminui e isso acaba permitindo que o ácido, presente no estômago, possa fazer danos ao seu interior.

10. Quantas vezes você vai ao banheiro?
Acredite ou não, mas se você não vai ao banheiro de 4-7 vezes por dia, você pode estar precisando se hidratar melhor. Uma forma de testar isso é prestar a atenção na cor da urina, se ela é amarelada e escura você precisa se hidratar mais. A desidratação pode prejudicar seriamente o sistema urinário, fique atento.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.