Comportamento

Não sei perder. O que fazer?

Dante Ricardo Carrasco Aragón

Escrito por Dante Aragón

17 AGO 2021 - 09H29 (Atualizada em 17 AGO 2021 - 10H01)

A vida humana está cheia de conquistas e derrotas, que usualmente geram em nós alegrias e tristezas. Na verdade, existem diversas reações a respeito, conforme as personalidades de cada um. Alguns são muito competitivos, outros não; alguns querem ganhar a qualquer custo, outros não; alguns têm medo de competir, outros não; alguns competem com alegria, outros não; alguns com muita solidariedade, pensando no coletivo, outros não...

Certamente, este tempo de Olimpíadas e Paralimpíadas, no qual pudemos assistir a diversos esportes e os melhores atletas do mundo, e que também mostram seu lado humano, nos inspira e alenta para saber seguir apreendendo na vida, levantando-nos cada vez que somos derrotados.

Feeling lucky/ Shutterstock
Feeling lucky/ Shutterstock

Ser uma pessoa competitiva que não gosta de perder é algo que está bem e que pode ser considerado algo natural. Porém, não saber aceitar uma derrota, não saber perder, e o pior ainda, ficar muito irritado e triste pela derrota, é algo que devemos evitar, pois quando isto acontece, usualmente gera nas próprias pessoas, bem como nas que estão ao seu redor, um mal-estar, um conflito.

Leia Mais12 versículos para entender os Talentos como presentes de DeusExistem algumas virtudes que me parecem pertinentes para as pessoas que não sabem perder e buscam algumas soluções para serem pessoas mais controladas e para que a convivência com os demais seja cada vez melhor.

Por exemplo, a paciência, a resiliência, a perseverança, a solidariedade. Todas estas, tendo como base a virtude mais fundamental da Humildade, pois, somente sendo humildes poderemos aproveitar os obstáculos na vida e que nos ajudarão para alcançar a vida eterna.

EvgeniiAnd/ Shutterstock
EvgeniiAnd/ Shutterstock

Mas, podemos descobrir na própria vida e missão de nosso Senhor Jesus o melhor exemplo para saber o que fazer quando formos derrotados na vida. O Senhor deu a vida, entregou sua vida para nossa salvação. E deixou, num de seus muitos ensinamentos, uma verdade que nos pode levar a considerar mais a perspectiva de lutar para encontrar a coroa incorruptível, a exemplo dos próprios atletas que se preparam para competir e ganhar uma coroa corruptível, como diz São Paulo em 1 Cor 9,25:

“Todo aquele que luta, de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível”.

Leia MaisConectados Pela Fé: os atletas olímpicos devotos de Nossa Senhora Aparecida!Tenhamos, pois, o olhar fixo na meta, guardando no nosso coração o que o próprio Senhor nos falou em Mc 8,35:

“Quem encontra a sua vida a perderá. Mas quem perde a vida por Minha causa, a achará”.

E também o que lemos em Mt 16,25:

“Porquanto quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por Minha causa, encontrará a verdadeira vida”.

Escrito por
Dante Ricardo Carrasco Aragón
Dante Aragón

Peruano, é administrador, mestre em Psicologia, especialista em antropologia cristã e participa do Movimento de Vida Cristã em Petrópolis

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...