Comportamento

O que é a esperança?

“Esperar significa crer na aventura do amor, ter confiança nas pessoas, dar o salto no incerto e abandonar-se a Deus totalmente” (Santo Agostinho)

Escrito por Jovens de Maria

15 JUN 2018 - 11H57 (Atualizada em 29 MAR 2021 - 13H52)

shutterstock homem rezando (shutterstock)

É bem comum encontrarmos pessoas por aí desanimadas e desacreditadas da possibilidade de termos um Brasil ÉticoTanta corrupção, no governo e até no futebol, espalhou a desesperança no país. Mas nós, como cristãos, somos mais do que convidados a sustentar a esperança. Afinal, temos um Deus que cuida de nós e ouve sempre a oração de seu povo.

Mas, por fim, o que é a esperança?

Segundo o YouCat – Catecismo jovem da Igreja Católica – a esperança faz parte das “Virtudes Teologais”, aquelas que são para nós “o caminho pelo qual atingimos Deus diretamente” (YOUCAT, 305). Junto dela, também a e a caridade “são forças autênticas, concedidas sem dúvida por Deus, que o ser humano pode desenvolver e aperfeiçoar, com a graça de Deus, para obter vida em abundância” (YOUCAT, 306).

Sabendo disso, entendemos que a esperança é a força com que queremos realizar forte e duradouramente o objetivo por que estamos na Terra: louvar Deus e servi-lo. Ela consiste na nossa verdadeira felicidade: encontrar em Deus a nossa realização. Por ela, sabemos que a nossa morada definitiva está em Deus.

A esperança significa confiar naquilo que Deus nos prometeu pela Criação, pelos Profetas e em especial por Jesus Cristo, mesmo que ainda o não consigamos ver. Para que possamos esperar pacientemente o que é verdadeiro, foi-nos dado o Espírito Santo de Deus.

Por falar em esperança… Você sabe o que é o Céu? Confira no vídeo abaixo:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.