Por Jovens de Maria Em Comportamento Atualizada em 04 DEZ 2018 - 09H44

5 receitas práticas para confraternização de final de ano

Final de ano está aí e logo já começam a pipocar confraternizações do trabalho, da escola, faculdade, e da Igreja, com certeza! E sempre vem a dúvida: o que vou levar pra comer? Sabendo disso, o Jovens de Maria foi procurar opções pra você!

shutterstock
shutterstock

Conversamos com a Thamires Helena, uma jovem que, desde os 5 anos de idade, é atuante na sua paróquia, já foi coroinha, acólita, catequista, participou de grupo de jovens e hoje é membro do ministério da liturgia. Além dos cerca de 20 anos participando de confraternizações, a Thamires também trabalha profissionalmente com quitutes para festas! E é ela quem nos dá as dicas de lanches, tanto salgados, quanto doces. Confere aí!

1- PIZZA DE PÃO

pizza_de_pao_1Vamos precisar de: 10 pães (eles podem ser amanhecidos) / 300g de queijo muçarela / 300g de presunto / 2 tomates 

Modo de fazer: Lave bem os tomates e corte em rodelas e tempere com um pouquinho de sal. Corte os pães em fatias, coloque o queijo, o presunto, uma rodela de tomate e o orégano. Coloque tudo em uma assadeira e leve ao forno médio até que o queijo derreta. 

DICA: Forre a vasilha com papel alumínio e coloque os pães para mantê-los quentinhos. Envolva a vasilha com o pano de prato, isso irá ajudar a manter a temperatura. 

 

2- SANDUÍCHE DE PATÊ DE ATUM 

sanduiche_de_pate_de_atumVamos precisar de: 1 lata de atum ralado / 1 pc de pão de forma (com casca ok, galera? sem desperdício!) / 1 pote de maionese / 1 pitada de orégano / 1 cabeça de alface crespa / 2 tomates para salada (aqueles não muito vermelhos) 

Modo de fazer: Lave bem as folhas de alface e o tomate, deixe-os secar. Corte o tomate em rodelas finas, pique as folhas de alface se achar necessário, caso contrário, pode colocar inteiras mesmo. Numa tigela misture o atum com a maionese e o orégano. Passe o patê no pão, coloque um rodela de tomate e uma folha de alface e feche o pão com outra fatia (Muito fácil!). 

DICA: Embrulhe com o papel filme e coloque na geladeira. É sempre bom lembrar que a maionese precisa estar sempre bem refrigerada!

 

3- BRIGADEIRO DE LEITE EM PÓ

brigadeiro_de_leite_ninhoVamos precisar de: 1 caixa ou lata de leite condensado / 5 colheres de leite em pó / 1 colher de manteiga ou margarina

Modo de fazer: Na panela coloque todos os ingredientes e mexa bem até que o leite em pó esteja dissolvido, somente depois ligue o fogo em temperatura baixa, (isso é para que o leite em pó não faça bolinhas). Mexa bem, tanto no meio como nos cantos da panela, para que não queime. Quando ele soltar do fundo da panela, desligue o fogo, mas continue mexendo por mais alguns instantes para que não grude e queime. Passe um pouco de manteiga num prato e despeje o brigadeiro lá, coloque para descansar e esfriar. Depois de frio faça bolinhas do tamanho que desejar e passe no leite em pó. 

PORÇÃO: Rende mais ou menos 30 brigadeiros médios 

 

4- BOLO BRANCO COM CREME DE LIMÃO 

bolo_branco_com_creme_de_limaoVamos precisar de: 1 massa pronta de bolo (mais prático) / **Os ingredientes para o bolo variam conforme a marca da massa. / 1 caixa ou lata de leite condensado / 2 limões 

Modo de fazer: Siga as instruções que vêm no verso do pacote para preparar o bolo. Para untar a forma, use margarina e polvilhe com açúcar, fica mais gostoso do que polvilhar com trigo! Numa tigela coloque o leite condensado e esprema os limões, mexe bem e logo você verá que o leite condensado ficará mais consistente, coloque na geladeira por 10 minutos. Quando bolo estiver pronto, espere esfriar e despeje o creme de limão. 

DICA: Coloque num prato que tenha tampa (vende em lojas de festa, custa bem baratinho, tipo R$2,50). 

 

5- SANDUÍCHE DE MISTO FRIO COM PATÊ DE FRANGO:

*Essa última opção, a Thamires colocou pra quem tem um pouquinho a mais de habilidade com a cozinha. E aí, você encara? 

sanduiche_misto_frioVamos precisar de: 30 mini pães de hambúrguer / 1/2kg de peite de frango / 1 sachê de molho de tomate / 1 pote pequeno de maionese / 200g de queijo muçarela / 200g de presunto / 100g de azeitonas sem caroço / 4 dentes de alho / 2 col de chá de sal / 1 pitada de orégano / Óleo ou azeite / Palitos de dente 

Modo de fazer: Refogar 2 dentes de alho (triturado ou socado) com 1 colher de sal no óleo ou azeite. Depois de dourado, colocar o frango e água o suficiente para cobrir e por último o orégano. Fechar a panela e deixar cozinhar por 20 minutos na panela de pressão em fogo médio. Desligar a panela esperar que toda a pressão tenha saído e abrir para verificar se ele está totalmente cozinho, caso esteja espere que esfrie um pouco, feche panela e fique sacudindo por alguns instantes, isso irá desfiar o frango bem rapidinho! 

Em outra panela tempere o molho de tomate com o que ficou do alho e do sal, fazendo o mesmo processo de refogar no óleo ou azeite. Depois de dourado coloque o molho de tomate e deixe engrossar um pouco, prove para ver se precisa de mais sal, (é sempre bom ir colocando aos poucos, melhor sem sal do que salgado demais). Junte o molho no frango desfiado e deixe esfriar. 

Depois que o frango estiver frio, junte com a maionese formando um patê, bem simples! Passe nos pães e coloque uma fatia de queijo e uma de presunto. Feche os pãezinhos espetado o palito na azeitona de modo que fique presa ao pão! 

DICA: Coloque em uma vasilha e deixe o máximo possível longe do calor, por conta dos ingredientes principalmente a maionese!

Agradecemos à querida Thamires pelas dicas! E se você quiser conhecer mais um pouquinho do trabalho dela, acesse a página Amor & Açúcar.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.