Por Laura Galvão Em Crescendo na Fé Atualizada em 29 JUL 2019 - 16H08

9 curiosidades bíblicas sobre a Ressurreição de Jesus

Lemos e relemos o Evangelho de Mateus várias vezes e retiramos algumas curiosidades sobre a Ressurreição de Jesus, nas quais talvez você nunca tenha reparado. Ah! E ainda tem uma curiosidade muito interessante que encontramos nas cartas de São Paulo.

shutterstock
shutterstock

1- Quem estava no enterro de Jesus?

Ao final da tarde, chegou um homem rico chamado José de Arimateia, que também se tornara discípulo de Jesus. Ele foi até Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. Pilatos ordenou que lhe fosse entregue. José tomou o corpo, o envolveu num lençol de linho limpo, e o colocou no túmulo novo que ele havia escavado para si na rocha. Depois, rolando uma grande pedra na entrada do túmulo, foi embora. Estavam aí Maria Madalena e a outra Maria, sentadas diante do sepulcro. (Mt 27, 57-61)

2 Por que havia guardas na entrada do túmulo de Jesus?

No dia seguinte, ou seja, depois do dia dos preparativos para a Páscoa, os chefes dos sacerdotes e os fariseus foram juntos até Pilatos para lhe dizer: “Senhor, estamos lembrados do que disse aquele impostor, quando estava vivo: ‘Depois de três dias, eu ressuscitarei’. Ordene, portanto, que o sepulcro seja guardado com segurança até o terceiro dia. Não aconteça que os discípulos dele venham roubar o corpo e digam ao povo: ‘Ele ressuscitou dos mortos’. A última mentira seria pior que a primeira”. (Mt 27, 62-64)

3- De onde eram os guardas no túmulo de Jesus?

Pilatos disse aos chefes dos sacerdotes e aos fariseus: “Vocês têm uma guarda. Vão e guardem o sepulcro como bem lhes parecer”. Eles foram e puseram o sepulcro em segurança, lacrando a pedra e montando guarda. (Mt 27, 65-66)

4- Quem estava presente no momento em que Jesus ressuscitou?

Passado o sábado, ao raiar do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Eis que houve um grande terremoto. Porque um anjo do Senhor desceu do céu, aproximou-se, rolou a pedra e sentou-se sobre ela. Sua aparência era como um relâmpago, e sua roupa era branca como neve. Com medo dele, os guardas tremeram e ficaram como mortos.

5- Quem fez o primeiro anúncio de que Jesus havia ressuscitado?

O anjo disse às mulheres: “Não tenham medo! Porque eu sei que estão procurando Jesus, o Crucificado. Ele não está aqui, pois ressuscitou, como havia dito. Venham ver o lugar onde ele estava”. (Mt 28, 5-6)

6- Como os discípulos sabiam que veriam Jesus na Galileia?

O anjo disse às mulheres: “E vão depressa dizer aos seus discípulos: ‘Ele ressuscitou dos mortos! Eis que ele caminha à frente de vocês para a Galileia. Aí vocês o verão’. É o que eu tenho a lhes dizer”. (Mt 28, 7-8)

7- Por que Jesus apareceu às mulheres logo depois de o anjo avisar que Ele havia ressuscitado?

Partindo depressa do túmulo, elas correram com medo e grande alegria, para dar a notícia aos discípulos dele. Eis que Jesus foi ao encontro delas e disse: “Alegrem-se!” Elas então se aproximaram, abraçaram-lhe os pés e se ajoelharam diante dele. Então Jesus lhes disse: “Não tenham medo! Vão avisar meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Aí eles me verão”. (Mt 28, 8-10)

8- Onde surgiu o boato de que o corpo de Jesus havia sido roubado?

Enquanto elas iam, eis que alguns guardas foram à cidade e contaram aos chefes dos sacerdotes tudo o que tinha acontecido. Estes se reuniram com os anciãos e, depois de se consultarem, deram bastante dinheiro aos soldados, dizendo: “Digam que os discípulos dele foram de noite e roubaram o corpo, ‘enquanto dormíamos’. Se isso chegar aos ouvidos do governador, nós o convenceremos, e deixaremos vocês despreocupados”. Eles pegaram o dinheiro e fizeram como tinham sido instruídos. (Mt 28, 11-15)

9- Quem viu Jesus Ressuscitado?

Além das mulheres, episódio narrado no Evangelho, São Paulo conta mais detalhes:

Foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Apareceu a Cefas, e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez. A maioria deles ainda vive, enquanto alguns já adormeceram. (I Cor 15, 4-6)


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laura Galvão, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.