Por Jovens de Maria Em Crescendo na Fé Atualizada em 25 JUL 2019 - 11H48

9 curiosidades sobre São Tiago

Hoje (25) celebramos o dia de São Tiago. Que ele era um dos apóstolos de Jesus, você já sabe. Mas o Jovens de Maria foi atrás de informações e histórias inusitadas que aconteceram com São Tiago, pra conhecer um pouquinho mais sobre a vida do santo do dia.

shutterstock
shutterstock

1- Ele era o irmão mais velho de São João

Tiago e João foram chamados por Jesus juntos à beira do mar da Galileia, enquanto consertavam as redes, pois eram pescadores. Eram filhos de Zebedeu – alguns estudiosos especulam que sua mãe fosse Salomé (Mt 4,21).

2- Estava em momentos importantes da vida de Jesus

“Pedro, Tiago e João” é o trio chamado por São Paulo de três colunas da Igreja (Gl 2,9) e que sempre era levado por Jesus para momentos importantes, tais como: a ressurreição da filha de Jairo (Lc 8,51), a cura da sogra de Pedro (Mc 1,29), a transfiguração de Jesus (Mt 17,1) e agonia de Jesus no Getsêmani.

3- Ganhou um apelido de Jesus por conta de seu temperamento

Ambos se mostram um tanto impulsivos e temperamentais (cf. Lc 9,54), o que fez com que Jesus lhes apelidasse de Boanerges, que significa “Filhos do Trovão” (Mc 3,17). Estudiosos dizem que esse temperamento se configura também numa virtude apaixonada de desejo pelo céu e pelo Evangelho.

4- Sua mãe fez um pedido "absurdo" para Jesus

Certo dia, sua mãe se aproximou de Jesus, juntamente dele e seu irmão João, e pediu que o Mestre concedesse que os dois se assentassem à direita e à esquerda de Jesus no céu. Jesus disse que não cabia a Ele essa decisão. Em seguida, repreendeu todos os apóstolos sobre esse tipo de comportamento (Mt 20, 20).

5- Foi o primeiro apóstolo a se tornar mártir

shutterstock
shutterstock

Em meio à perseguição dos cristãos, São Tiago foi condenado pelo rei Herodes Antipas a ser flagelado, em seguida, decapitado. Tornou-se assim o primeiro apóstolo a ser martirizado (At 12,1).

6- Também é chamado de São Tiago Maior

Essa é uma nomenclatura dada apenas para diferenciar este do outro apóstolo também chamado Tiago cujo pai se chamava Alfeu e que é o autor da “carta de São Tiago” que compõe a Bíblia.

7- São Tiago é padroeiro da Espanha

Em seu nome foi fundada no século IX uma cidade que se configura hoje num dos mais importantes lugares de peregrinação dos cristãos de todo o mundo: Santiago de Compostela, devido à história da próxima curiosidade!

8- Depois de morto, seu corpo ainda curava

shutterstock
shutterstock

Segundo a tradição, depois do seu martírio, seu corpo foi colocado numa embarcação. Tendo dormido os navegantes, o barco foi parar na costa da Espanha. Enquanto o corpo permaneceu lá, inúmeros milagres aconteceram. Depois disso, o corpo foi levado a Compostela, onde até hoje se pode visitar seu túmulo e o local é considerado um dos lugares de maior peregrinação cristã do mundo.

9- Viu uma aparição de Nossa Senhora enquanto ela estava viva

Outra história que conta a tradição é a que, estando em missão na cidade espanhola de Zaragoza, São Tiago presenciou uma aparição de Nossa Senhora. Acontece que Maria ainda estava viva e provavelmente morava com o apóstolo João, na região de Éfeso, na Grécia.

A aparição de Maria teria sido em cima de um pilar e vem daí a devoção a Nossa Senhora do Pilar, que é considerada “Mãe da Espanha”.


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.