No dia 25 de julho, a Igreja celebra dois grandes mártires: São Tiago Maior, o primeiro apóstolo a morrer por Cristo, e São Cristóvão, o santo gigante que, segundo a tradição, carregou o Menino Jesus nos ombros.
À primeira vista, a única coisa em comum dos dois santos pode ser dividir a mesma data litúrgica, pois um era pescador da Galileia e outro, um convertido da Lícia, uma região da Turquia. Mas ambos têm o essencial para Deus: foram homens que levaram Jesus até os outros com coragem e fé.
Chamado por Jesus enquanto ainda consertava redes com o pai, São Tiago atendeu sem hesitar. Deixou tudo para trás e seguiu o Mestre. Participou dos momentos mais íntimos da vida de Cristo: a Transfiguração, a ressurreição da filha de Jairo e a agonia no Getsêmani.
Era tão fervoroso na missão que Jesus apelidou ele e seu irmão João de “Boanerges”, que significa “filhos do trovão” (Mc 3,17), por causa do zelo ardente com que anunciavam a Boa Nova.
Não passava pelo coração e mente de Tiago o medo de enfrentar a perseguição por anunciar Cristo. Assim, pregou na Judeia, na Samaria e, segundo a tradição, também na Espanha. Ali, teria construído um templo em honra à Virgem Maria, após uma aparição Dela sobre um pilar, daí a origem da devoção à Nossa Senhora do Pilar.
São Tiago foi o primeiro apóstolo a ser martirizado, como relata o próprio Livro dos Atos dos Apóstolos (At 12,2). Sua memória é preservada no Martirológio Romano, que destaca seu testemunho de fé até a morte.
:: Diferenças e semelhanças entre São Tiago Maior e São Tiago Menor
No Breviário Romano, usado na Liturgia das Horas, a festa de São Tiago é celebrada com louvores à sua fidelidade e coragem. São João Paulo II, em uma catequese, destacou em referência a esse versículo: “Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu devo beber? Sim, disseram-lhe. De fato, bebereis meu cálice.” (Mt 20, 22-23).
“Tiago, filho do trovão, tornou-se voz da paz ao beber o cálice do Senhor.”
Já São Cristóvão é famoso pela imagem em que carrega o Menino Jesus nos ombros. Esse gesto revelava sua força física para servir os outros. Segundo a tradição, vivia às margens de um rio, ajudando viajantes a atravessarem.
Até que um dia, uma criança pediu ajuda. Cristóvão a carregou, mas o peso aumentava a cada passo. Quando chegaram ao outro lado, a criança revelou ser o próprio Cristo.
:: Por que São Cristóvão é padroeiro dos motoristas?
O Martirológio Romano lembra seu martírio no século III, destacando sua conversão radical e sua firmeza na fé diante da perseguição. Ele evangelizou em meio ao paganismo e, mesmo preso e torturado, manteve-se fiel. Converteu até mulheres enviadas para seduzi-lo.
O Papa Bento XVI, ao falar sobre os santos populares, afirmou:
“Cristóvão, aquele que carrega Cristo, nos mostra que cada cristão é chamado a ser ponte entre Deus e o próximo.”
Tiago e Cristóvão viveram vocações diferentes, mas com a mesma direção de levar Cristo aos outros. Um fez isso pregando e fundando comunidades. O outro, com gestos concretos de caridade. Ambos se colocaram a serviço. Ambos foram fiéis até o fim.
Hoje, em um mundo sedento de referências autênticas, eles nos mostram que carregar Cristo, seja no coração ou nos ombros, ainda é o caminho mais seguro para alcançar o Céu.
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Mistérios Gozosos: a alegria do Advento no Terço dos Homens
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.