Por Allan Ribeiro Em Crescendo na Fé Atualizada em 19 JUN 2019 - 14H27

A missa de sábado vale para o domingo?

Você já se perguntou: "Se a liturgia de sábado é a mesma de domingo, então estou cumprindo o preceito dominical?" Essa não é uma dúvida só sua, mas de muita gente.

Pra responder essa pergunta, vamos direto ao Direito Canônico:

shutterstock
shutterstock

“Cumpre o preceito de participar na Missa quem a ela assiste onde quer que se celebre em rito católico, quer no próprio dia festivo quer na tarde do dia antecedente” Cânon 1248

Em outras palavras, após o meio dia do sábado a Igreja celebra a liturgia de domingo, sendo assim, cumpre-se o preceito quem dela participa.

Mas, temos algumas ressalvas. Por exemplo, uma celebração especial, como a festa do padroeiro ou a celebração de bodas, em que se opta por uma liturgia própria de ação de graças, o preceito não é válido pois ela não bebeu do Evangelho. “Se a liturgia da palavra não é própria do domingo, requer que a pessoa participe no dia seguinte para não perder a sequência do mistério da Salvação”, sublinha Padre Camilo Junior, membro da Comissão da Juventude do Santuário Nacional.

Analisando mais a fundo podemos nos questionar: Por que estou optando pelo sábado e não pelo domingo, dia do Senhor? Muitas pessoas, por exemplo, trabalham no domingo e acabam escolhendo por participar da celebração no dia anterior. Mas se estamos optando pelo simples fato de que nos é cômodo, vale a pena refletirmos. A missa não pode se tornar meramente uma obrigação, um cumprimento de horário, mas sim o desejo de viver o Mistério.

Leia também: É pecado não ir à missa aos domingos?

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Allan Ribeiro, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.