Por Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R Em Crescendo na Fé Atualizada em 18 MAR 2019 - 16H30

Apóstolo Filipe - Para todas as coisas há um tempo!

apostolo_filipe_1

Olá querido amigo jovem, seguimos nos passos de Jesus os caminhos da evangelização. Somos Jovens de Maria, e com a mãe de Jesus, nos colocamos a disposição de seu filho para a tarefa de transformar o mundo é mudar as situações de injustiças que estão ao nosso redor.

Hoje vamos conhecer mais de perto as lições do apóstolo Filipe. Este seguidor de Jesus nasceu em Betsaida, mas foi em Betânia que Jesus o encontrou e chamou-o para fazer parte de seu grupo. Betânia, a casa dos pobres, ficava muito perto das margens do Rio Jordão. De espírito intrépido, Filipe era um tanto quanto ansioso, imediatista, preocupado. Custou muito a Jesus ensinar a Filipe a lição do tempo de Deus, tempo para cada coisa e tempo para que a vida amadureça pessoas e projetos.

Jesus deve ter feito um trabalho pedagógico exemplar com Filipe, ensinando-lhe que existe um ritmo na vida, tempo para amadurecer ideias, tempo de plantar, tempo para ceifar... Jesus deve ter retomado o belíssimo texto do livro de Eclesiastes (Ecl 3,1-5) para mostrar a Filipe que, na terra, há um tempo para cada coisa, e que desespero não resolve problemas. E Filipe, com a lição aprendida do mestre, partiu tranquilamente em missão para as regiões da Itureia e da Frígia.

 

"O jovem ansioso pela novidade incessante desaprendeu a construir relações duradouras"

Não duvido que este perfil de Filipe seja também o de muitos jovens que querem tudo para ontem. Cada dia mais, por causa das novas tecnologias e da sociedade do descartável, os jovens estão ansiosos, preocupados com tudo, estressados. Para um jovem aguardar alguns minutos numa fila, esperar um ônibus, ou ter que ficar em silêncio alguns minutos tem sido uma tortura insuportável. Parece que tudo precisa acontecer rápido, de modo imediato, sem nenhuma reflexão... Isso serve para todos os ambientes, seja dentro de casa, na escola, nos relacionamentos. O jovem ansioso pela novidade incessante desaprendeu a construir relações duradouras, esqueceu-se de dar tempo para que as coisas assentem e tomem novos rumos. Quantos jovens nós conhecemos que não conseguem nem sequer decidir sobre ações simples, que tem medo dos compromissos, que não quer apegar-se a nada? E de repente, a juventude passa, e nada fica!

Vamos aprender com Jesus a lição do tempo, que precisa ser respeitado e que possibilita, na hora certa, aquilo que necessitamos. Alguém consegue modificar o ritmo com que cresce um pé de feijão? A beleza consiste em deixá-lo crescer e na hora certa, colher o fruto e fazer um delicioso ensopadinho! Assim, querido jovem, nossas ações evangelizadoras vão precisar de tempo para amadurecem: a gente planta, rega, cuida, mas os frutos virão no tempo de Deus...


Escrito por
Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R, diretoria da Fundação Nossa Senhora Aparecida (FNSA) (TV Aparecida)
Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R

Jornalista e missionário redentorista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R., em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.