Crescendo na Fé

Aventura Sustentável (retomada Laudato Si): Desbravando caminhos para um mundo melhor

Escrito por Priscila Ferreira

25 SET 2023 - 09H10

MEE KO DONG/ Shutterstock

Com as recentes catástrofes naturais no mundo, que cada vez mais têm se intensificado, passamos a nos questionar sobre como podemos contribuir para cuidar do meio ambiente. Graças a Deus, temos a Encíclica Laudato Si do Papa Francisco como um guia rico em informações e inspiração.

A Laudato Si é uma encíclica  lançada em 2015, cujo título em latim significa "Louvado Sejas". Ela é um apelo urgente do Papa Francisco para a humanidade reconhecer a conexão entre os problemas ambientais, sociais e econômicos que enfrentamos hoje.

A encíclica se baseia na tradição da Igreja Católica de cuidar da criação, mas também é uma chamada à ação para todas as pessoas, independentemente de sua fé, para enfrentar os desafios ambientais.

Na "Laudato Si", o Papa Francisco explora uma variedade de temas relacionados à ecologia integral, que vai além da mera proteção do meio ambiente. Ele destaca a importância de considerar a crise ambiental como uma crise moral e espiritual. Nossa relação com o meio ambiente está ligada com a nossa relação com Deus:

"O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projecto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado.
 A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum. Desejo agradecer, encorajar e manifestar apreço a quantos, nos mais variados sectores da actividade humana, estão a trabalhar para garantir a protecção da casa que partilhamos.
Uma especial gratidão é devida àqueles que lutam, com vigor, por resolver as dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo. Os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos". ( Papa Francisco)

Ademais, o documento aborda questões como a mudança climática, a degradação do meio ambiente, a exploração dos recursos naturais, a justiça social, a desigualdade e a pobreza. O Papa explica que esses problemas estão interligados e que devemos abordá-los. 





Uma das principais mensagens da encíclica é a necessidade de uma "conversão ecológica"
, que envolve uma mudança profunda em nossa forma de pensar, agir e viver. O Pontífice nos encoraja a adotar um estilo de vida mais simples e sustentável, a cuidar da criação com responsabilidade e a promover a solidariedade global. Ele também enfatiza a importância de envolver governos, empresas e comunidades na busca por soluções ambientalmente justas.

Além disso, a encíclica ressalta a importância do diálogo interdisciplinar e inter-religioso para enfrentar os desafios ambientais. Ela convida líderes religiosos, cientistas, políticos e todos os cidadãos a trabalharem juntos na construção de um futuro mais sustentável e justo.

Portanto, a Laudato Si é uma valiosa fonte de transformação para aqueles que desejam contribuir para a preservação do meio ambiente. Ela nos lembra que o cuidado com a criação não é apenas uma questão ambiental, mas também uma questão moral e espiritual que afeta todas as áreas de nossas vidas. 

Curtiu o post? Faça parte dos Jovens de Maria e ajude mais de 10 projetos sociais.

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Priscila Ferreira, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...