Por Priscila Ferreira Em Crescendo na Fé Atualizada em 07 OUT 2020 - 11H20

Carlo Acutis: "Todos nascemos originais, mas muitos morrem fotocópias"

Reprodução
Reprodução

O próximo a ser proclamado beato pela Igreja será o jovem italiano Carlo Acutis. A celebração de beatificação acontece no sábado, dia 10 de outubro, na Basílica superior de São Francisco. “A santidade é algo que diz respeito a todos nós (...). O seu exemplo é um ponto de partida para quem deseja colocar o Evangelho no centro da sua vida”, explica a mãe de Carlo.

Quem foi Carlo Acutis?

Se você ainda não conhece a história, precisa conhecer já. Com três anos, ele já pedia à mãe dele para levá-lo à Igreja para saudar Jesus. E detalhe: A mãe, até então, não era muito de frequentar a Igreja. Depois, já com sete anos, pediu autorização para poder comungar.

O seu amor pela Eucaristia transbordava! Como consequência desse amor, já com cerca de doze anos, era voluntário em refeitórios sociais. Dava de comer aos mais necessitados, às pessoas em situação de rua. Depois de uma luta árdua contra a leucemia, ele faleceu com 15 anos. Quando sua mãe estava arrumando as suas coisas, veio uma palavra forte ao seu coração: testamento. Então, ela começou a procurar algum documento.

Leia MaisCarlo Acutis: um jovem testemunho de santidade dos nossos dias, rumo à beatificaçãoCarlo era fã de videogames e programação. Por isso, quando sua mãe ligou o computador dele, já na área de trabalho, estava um vídeo em que ele profetizava sobre a própria morte.

Ele dizia que, quando estivesse com setenta quilos, ele morreria. E após o tratamento contra a Leucemia, quando ele faleceu, esse era o peso que ele tinha“Carlo entendeu o que estava acontecendo e ofereceu seus sofrimentos pela Igreja e pelo papa”, explica Francesca Consolini, postuladora da causa de beatificação. 

Reprodução: carloacutis.org
Reprodução: carloacutis.org


O seu corpo estava incorrupto?

Não. Após terem bombado na internet notícias a respeito, a Diocese de Assis, na Itália, divulgou uma nota esclarecendo o fato:

Leia MaisCarlo Acutis, "ciberapóstolo da Eucaristia", será beatificado em outubro de 2020"A respeito de algumas notícias impróprias que estão circulando na mídia, o bispo comunica que não é verdade que o corpo do próximo beato tenha sido encontrado não corrompido. 

Quando foi exumado no cemitério de Assis, o que se realizou a 23 de janeiro de 2019 com vista à sua transferência para o Santuário - explica Dom Sorrentino - encontrava-se no estado normal de transformação, típico da condição cadavérica.

No entanto, como os anos de sepultamento não foram muitos, o corpo, embora transformado, mas com as várias partes ainda na sua constituição anatômica, foi tratado com aquelas técnicas de conservação e integração habitualmente praticadas para expor com dignidade os corpos dos fiéis à veneração dos beatos e santos. Uma operação feita com arte e amor. A reconstrução do rosto com máscara de silicone foi particularmente bem-sucedida. Com um tratamento específico, foi possível recuperar a preciosa relíquia do coração, que será aproveitada no dia da beatificação ”

A vida de Carlo Acutis nos ensina que nos aproximar de Jesus é viver uma vida autêntica, original, que tem sentido. Tudo o que nos distancia de Deus, nos faz viver como fotocópias. 

Que pela intercessão de Carlo Acutis, possamos viver uma vida de santidade, através do amor a Eucaristia e aos irmãos!

#Para todos lerem: Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Priscila Ferreira, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.