Crescendo na Fé

Como a esperança da Bíblia pode fazer a diferença na sua vida?

Camila Vilas (Arquivo Pessoal)

Escrito por Camila Vilas

29 SET 2021 - 08H23 (Atualizada em 29 SET 2021 - 08H42)

Shutterstock/ Oleksandr Yakoniuk Jovem lendo  (Shutterstock/  Oleksandr Yakoniuk)

Todos nós passamos por situações difíceis em nossas vidas. Estas situações podem ser muito angustiantes e nos levar a sentir que estamos em um beco sem saída.

Quando passamos por estes momentos, sentimos uma necessidade muito forte de encontrar forças para suportar e vencer os problemas e dificuldades de cada dia. A esperança é esta força que buscamos, e um dos lugares onde mais encontramos testemunhos de esperança é a Bíblia.

Nesta reflexão, vamos procurar entender como a Bíblia é uma fonte que nos ajuda crescer na esperança.

Shutterstock/ UfaBizPhoto
Shutterstock/ UfaBizPhoto

O que é a Esperança e onde encontrá-la?

A virtude da esperança corresponde ao desejo de felicidade que Deus pôs no coração do homem. É uma virtude sobrenatural, depositada em nosso coração no momento em que recebemos o sacramento do Batismo.

Através dela, temos a confiança de que Deus, pelos méritos de Cristo, nos dará as graças que precisamos aqui na Terra para chegar ao céu. Ter esperança consiste em confiar nas promessas de salvação que Deus nos fez.

Leia Mais10 Filmes para ter esperança em tempos difíceis Um segredo para não perder a esperança: Não se afastar da fonte!A Bíblia é reunião de livros sagrados que nos falam da aliança e do amor incondicional de Deus por nós.

Nela podemos encontrar passagens e personagens (como Abraão, Maria, os apóstolos, etc.) que nos ensinam a viver a esperança apesar das situações difíceis.

Os Salmos são um bom exemplo disso.

Vejamos:

“Na minha angústia invoquei o Senhor, pedi ajuda ao meu Deus e Ele ouviu-me do Seu templo; meus gritos alcançaram seus ouvidos ” (Salmos 18,6)

"Perto está o Senhor, para salvar aqueles cujo coração está quebrantado e sem esperança" (Salmo 34,18).

“O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem devo temer? O Senhor é a proteção da minha vida, diante de quem devo tremer? " (Salmos 27,1)

Os versículos mencionados aqui são apenas uma pequena amostra do consolo que recebemos na oração quando atravessamos dificuldades. A oração e a meditação das sagradas escrituras nos ajudam a encher os nossos corações com a certeza que o Senhor não nos abandona nunca. Por isso, por mais difícil que seja o problema ou dificuldade, não podemos perder a esperança, pois Deus está conosco.

Shutterstock
Shutterstock

A esperança é o ar que o cristão respira

Esta frase tão bela, dita pela Papa Francisco em uma homilia na capela da Residência Santa Marta, em outubro de 2019, reflete muito bem a importância da esperança na vida de cada um de nós, pois, sem ela, não poderíamos suportar as dificuldades pelas quais passamos em nosso dia a dia.

E o Papa Francisco continua nos dizendo:

Não é fácil viver na esperança, mas eu diria que deveria ser o ar que um cristão respira, ar de esperança; do contrário, não poderá caminhar, não poderá ir avante porque não saberá aonde ir. A esperança – isto sim é certo – nos dá uma segurança: a esperança não desilude. Jamais. Se você espera, não será desiludido. É preciso abrir-se a esta promessa do Senhor, voltados para aquela promessa, mas sabendo que existe o Espírito que trabalha em nós.”

Ao terminar esta reflexão, façamos o exercício de fortalecer esta virtude em nós, buscando nutrir o nosso coração, através da leitura bíblica, pedindo ao Senhor que nos ajude a superar os obstáculos e desafios da vida com o coração cheio de esperança e confiança.

Escrito por
Camila Vilas (Arquivo Pessoal)
Camila Vilas

Jornalista, musicista e leiga consagrada da Fraternidade Mariana da Reconciliação, cuja sede no Brasil fica em Niterói – RJ. Realizou diversos trabalhos missionários no Peru, Colômbia e Equador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.