Todos nós passamos por situações que nos ferem. Quem de nós não passou pelo dilema de perdoar ou não àquela pessoa que nos fez sofrer? De fato, dar o passo do perdão não é fácil. Porém, temos alguém que aprendeu de maneira sublime as lições de misericórdia e perdão do coração de Jesus. E essa pessoa é a nossa mãe, Maria.
Leia MaisMaria, Mãe de MisericórdiaMãe da misericórdia
Desde o início, a Igreja se dirigiu a Maria como Mãe da Misericórdia. E os católicos sempre buscaram em Maria o consolo do coração de mãe.
O Papa Francisco, em janeiro de 2016, durante a abertura da Porta Santa na Basílica de Santa Maria, a Maior, nos explicou a razão pela qual Maria é a Mãe da Misericórdia:
“Ela é a Mãe da misericórdia porque gerou no seu seio o próprio Rosto da misericórdia divina, Jesus, o Emanuel, o Esperado de todos os povos, o "Príncipe da Paz" (Is 9,5). O Filho de Deus, que se fez carne para a nossa salvação, deu-nos a sua Mãe, que se faz peregrina conosco para nunca nos deixar sozinhos no caminho da nossa vida, especialmente nos momentos de incerteza e de dor. Maria é a Mãe do Deus que perdoa e, por isso, podemos dizer que ela é a Mãe do perdão.”
Por estar intimamente unida a Cristo, Maria nos ensina que o perdão é um fruto do amor. Podemos dizer, então, que quanto mais unidos a Cristo e seu amor misericordioso estamos, mais seremos capazes de perdoar.
A escola da Cruz
Para poder superar as situações difíceis e poder perdoar, devemos olhar para Cristo e Maria no momento doloroso da Cruz. O Papa Francisco nos diz:
“Aos pés da cruz, Maria viu o seu Filho oferecer-se totalmente e, assim, testemunhar o que significa amar como Deus ama. Naquele momento, Ela ouviu Jesus pronunciar palavras provavelmente nascidas do que Ela mesma lhe ensinou quando criança: 'Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem' (Lc 23,34). Naquele momento, Maria tornou-se para todos nós a Mãe do perdão. Ela mesma, seguindo o exemplo de Jesus e com a sua graça, foi capaz de perdoar aqueles que estavam matando seu Filho inocente.”
À Mãe do Perdão devemos pedir que nos ajude a transformar nossos sentimentos de ressentimento e tristeza em misericórdia e esperança.
Perdão, liberdade e alegria
Jesus nos ensina a pedir perdão por aqueles que nos ofendem. O perdão é uma decisão humana, mas também um dom divino, que devemos pedir pela intercessão de Maria. Com o auxílio da graça de Deus, poderemos libertar-nos das feridas que nos pesam e alcançar a alegria que vem da misericórdia. Assim nos indica o Santo Padre, o Papa Francisco:
“A força do perdão é o verdadeiro antídoto para a tristeza causada pelo ressentimento e pela vingança. O perdão nos abre para a alegria e a serenidade, porque liberta a alma dos pensamentos da morte, enquanto o ressentimento e a vingança perturbam a mente e dilaceram o coração, tirando o descanso e a paz.”
Peçamos a Maria, especialmente neste mês dedicado a Ela, que nos ajude a aprender a perdoar olhando sempre para o Coração misericordioso de seu filho Jesus.
Mãe Aparecida, enviai-nos como Família dos Devotos, peregrinos da esperança
Assim como peregrinamos até Aparecida, cada um de nós é chamado a ser uma presença viva da fé no mundo. Ser peregrino da esperança é acreditar que, mesmo nos momentos mais difíceis, podemos ser instrumentos de paz, amor e transformação.
Novo monumento em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe é inaugurado no Santuário Nacional!
Esse monumento é um presente da Família dos Devotos, que está sempre ajudando o Santuário a acolher mais devotos e a espalhar a mensagem de fé por todo canto.
Peregrinos com Maria, rumo ao Ano Jubilar da Esperança
A Novena da Padroeira deste ano, com o tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, convida os jovens a refletirem sobre seu papel na Igreja e a se prepararem para o Ano Jubilar de 2025. Venha caminhar conosco rumo à renovação da fé e do compromisso cristão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login